Seis tendências de marketing digital para 2019

21/11/2018 às 23:51.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:56

Marcelo Sander *

Já estamos quase no final de 2019. É hora de planejar o futuro. Para quem trabalha com vendas, o futuro já é amanhã. Que tal fazermos um exercício de futurologia e pensarmos em quais caminhos investir dentro do Marketing Digital para o ano que se inicia? 

1. A vez das MPEs
É impressionante observar que ainda há empresas que não têm qualquer presença digital. Quando têm um perfil no Facebook ou Instagram, é desatualizado ou criado por terceiros. Ou seja: na prática, não têm! O Marketing Digital é a única mídia que possibilita segmentação de público-alvo com baixo investimento. Descubra o seu e comece investindo pouco. Vá aumentando à medida em que for ganhando confiança nas plataformas.

2. Crescimento do Inbound
Ninguém entra nas redes sociais querendo ver o que as marcas têm a dizer, mas sim para dizer ou ler os posts dos amigos e grupos. Logo, é preciso oferecer conteúdo relevante. E o que é um conteúdo relevante? É aquilo que seu público-alvo quer saber, não o que você quer dizer para ele. Ao invés de fazer um post "compre meu produto", faça um post "você sabia que meu produto pode resolver o seu problema dessa forma?"

3. WhatsApp
É espantosa a quantidade de empresas, MEIs e pessoas físicas que fazem negócios pelo WhatsApp. De um complemento nas vendas, o aplicativo algumas vezes chega a ser o "vendedor do mês". Crie listas de transmissão (divididas por perfil de cliente), defina a periodicidade, o tipo ideal de conteúdo para cada perfil e "corra pro abraço". 

4. Instagram
É sem dúvida a rede social que mais cresce no Brasil e no mundo. Dependendo do seu ramo de atuação (moda, arquitetura, alimentação, entretenimento, design, enfim, ramos onde a imagem é o carro chefe), é imperativo ter uma conta ativa (e interativa). Aproveite enquanto as entregas orgânicas (percentual dos curtidores que realmente recebem seus posts) do Instagram são bem mais altas que as do Facebook. 

5. E-commerce
Por meio do comércio eletrônico, o mundo passa a ser o limite. "Ah, mas ter uma loja virtual é muito caro". Sim, mas você pode começar vendendo em sites de terceiros, os chamados marketplaces. Comece anunciando no Mercado Livre, no OLX, no Desapega, no Enjoei. Há vários deles. Quando estiver vendendo uma quantidade considerável, aí sim é hora de pensar na própria loja virtual.

6. Influenciadores digitais
Confiamos mais em pessoas do que em empresas. Ainda mais em pessoas que gostamos ou admiramos. Que tal usar da credibilidade e audiência dessas pessoas para turbinar as vendas? Use depoimentos a seu favor, as chamadas "provas sociais". Me convence muito mais quando um amigo meu diz que comprou e gostou do que quando vejo seu anúncio no para-brisas do meu carro.

Boas vendas!

* Jornalista, especialista em Marketing Digital. Palestrante e professor das Faculdades Promove em Belo Horizonte e Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br.

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