Ser grande não resolve

23/07/2018 às 20:19.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:33

Aristóteles Drummond

Os governantes brasileiros e boa parte da sociedade se satisfazem com a ilusão de que somos um grande país, com mais de 200 milhões de habitantes e mais de oito milhões de quilômetros quadrados. Décima economia mundial e campeões no agronegócio.

Uma desonesta ilusão, uma vez que não é alimentada por ignorantes despreparados, mas por pessoas informadas. Estamos entre as nações mais atrasadas do mundo no que interessa, que é a renda per capita , a segurança, a saúde, a educação e a felicidade do povo.

Tenho observado, aqui da Europa, onde de Portugal tenho acesso aos excelentes jornais espanhóis e franceses, que existe um consenso geral de que a modernização nas relações do trabalho e na captação de recursos humanos e financeiros são exigências para se manter as conquistas acumuladas nos últimos 50 anos, sejam elas políticas (queda do comunismo e integração do leste na União Europeia) ou no campo da ciência – na medicina e na educação, com a multiplicação dos centros de excelência em todo o hemisfério norte. 

No entanto, o esforço para vencer os obstáculos ao progresso encontra também resistências, como nos chamados países em desenvolvimento, onde o Brasil se situa. A diferença é que o alto empresariado, o mundo acadêmico, a imprensa especializada e significativas lideranças políticas estão de acordo no que toca ao avanço. A questão da Previdência é destaque e a manutenção da situação atual inviabiliza algumas economias importantes, como a francesa e a espanhola.

Hoje, no mundo da informação e do conhecimento, não fossem as ideologias e a defesa de interesses corporativos e elitistas, tudo seria melhor. No Brasil, os beneficiados com altos salários e pensões não querem ceder; os pseudo-ambientalistas travam o desenvolvimento de maneira irracional; o sistema de segurança pública é influenciado por aqueles que circulam em carros blindados e possuem segurança privada, indiferentes ao drama dos moradores da periferia dos grandes centros . E aqui perto de nós tem países crescendo como Paraguai, Colômbia e em breve o Chile ,que retomou o caminho certo.

*Escritor e jornalista

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por