Sete hábitos que o impedem de ter sucesso

Opinião / 31/12/2019 - 06h00

Uranio Bonoldi

Os hábitos são a base do nosso cotidiano. Construímos nossas práticas diárias e, eventualmente, nossos hábitos e rotinas nos moldam.
Se é verdade que nossos hábitos determinam nosso futuro, conhecê-los e aonde eles nos levam é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para moldar esse futuro. Uma coisa é certa: será difícil alcançar seus sonhos se você estiver vivendo com uma série de maus hábitos.
Bons hábitos nos ajudarão a obter sucesso, enquanto os maus nos levarão para fora do caminho. É a simples lei de causa e efeito ou ação e reação. Se você mantém seus maus hábitos, torna cada vez mais improvável que você consiga o que deseja.

É possível que os hábitos a seguir estejam te segurando:

Duvidar de si mesmo: O pensamento negativo e o medo de rejeição apenas alimentam sentimentos de incerteza e indecisão. Se você duvida constantemente de si mesmo e questiona se seus objetivos são atingíveis, seus sentimentos pessimistas se tornarão autorrealizáveis. Além do mais, se você não acredita em seus próprios sonhos, os outros também não irão acreditar.

Buscar por aprovação: Se você está focado no que os outros pensam de você, não está ouvindo a si mesmo. Suas tentativas de obter aprovação de outras pessoas apenas o impedirão de ir atrás do que você deseja. Portanto, não perca tempo pensando no que os outros pensam de você e invista esse tempo em suas intuições e em você.

Não ter metas definidas: muitas pessoas têm uma ideia, conceito ou sonho que desejam transformar em realidade, - e isso é muito bom! Mas sem um plano e uma visão clara, você não tem como conseguir nada. Definir claramente seus objetivos é o primeiro passo para fazê-los acontecer.

Procrastinação: Com tantas distrações por aí, é fácil ser sugado pela procrastinação. Sabe aquela velha máxima: “Poxa, estou sem tempo para nada”. Se você se angustia e tem medo de dar o próximo passo, acabará sendo dominado pela estagnação e pela indiferença. Não permita! Enfrente o medo e aja! Tenha atitude!

Se comparar com outros: O sucesso deve ser uma questão pessoal. Defina o que o sucesso significa para você e faça isso sozinho. Descubra o que é importante para você e tenha total controle desse sentimento. Olhar para os outros e sempre se colocar para baixo porque não conseguiu o que eles têm ou possuem é auto sabotagem!

Esperar o momento certo: Se você ficar esperando até que apareça o momento “certo”, poderá passar a vida inteira no banco de reserva. Isso pode ser um disfarce para a procrastinação ou até mesmo medo dando sua cara novamente. Mas não deixe que isso o impeça de seguir em frente. Se você nunca começar, nunca terá sucesso.

Ficar preso no passado: Não se fixe ao passado, àquilo que você sempre fez, se não estiver dando certo. Estamos em pleno século XXI e as transformações são muito rápidas. Caso você comece a perceber que sua fórmula de sucesso começa a apresentar fadiga, se faz necessário que você pense em fazer algo diferente daquilo que sempre fez. Claro que não é fácil, pode ser doloroso, mas se faz necessário fazer esse mergulho, sair da zona de conforto e mudar. Se reinvente!

A prática de hábitos anda de mãos dadas com o sucesso. É essencial criar hábitos sólidos e alinhados com seus valores para que você tenha sucesso em qualquer área da sua vida que desejar.

Como disse Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. E aí, que tal avaliar os hábitos que podem estar impedindo você? Que tal mudá-los já?

*Professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, palestrante e escritor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários