Simplifique

10/03/2017 às 20:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:41

Mauro Condé*

Hoje em dia, muitas pessoas vivem correndo de um lado para o outro, sem contudo produzirem o impacto que desejam. No final, elas descobrem que a única coisa que conta e que importa em seus trabalhos é o resultado e o impacto e não o esforço.

Uma forma inteligente para produzir mais resultado e impacto com menos esforço é ser adepto da Simplicidade extrema. A simplicidade nos ajuda a viver com inteligência num mundo cada vez mais estressante.

Durante toda a história da humanidade, o segredo do sucesso sempre se baseou em trabalhar com simplicidade. No final da Revolução Industrial, um inventor norueguês patenteou um dos inventos mais incrivelmente simples que conheço – ele cortou um pedaço de arame e o dobrou ao meio, dando para ele uma série de utilidades. Tinha acabado de inventar o clips que até hoje faz seus fabricantes ganharem muito dinheiro.

Hoje em dia, em plena era da Revolução Tecnológica, outros grandes inventores continuam nos dando uma grande lição sobre como ganhar muito dinheiro com a simplicidade.

Veja o exemplo do Google. Ele desenvolveu uma simples tela em branco com um retângulo no meio, através da qual é possível qualquer pessoa pesquisar e achar o que precisa em fração de segundos sem a necessidade de um minuto de treinamento sequer.

Fazer Simples significa fazer mais rápido, mais fácil com menos tempo e menos custo. Simplificar é o ato de retirar, excluir e eliminar tudo o que for possível de um objeto, produto ou serviço até o limite de não despersonalizá-lo.

Simule o conceito da simplificação extrema com o seu crachá. Primeiro retire dele a cordinha que você usa para prendê-lo ao pescoço. Depois continue eliminando – retire a garrinha que prende a cordinha ao acrílico que envolve o crachá, retire o acrílico e retire inclusive o plástico que cobre o crachá. Perceba que ele não deixa de ser crachá por causa desta simplificação. Agora tampe o seu nome e a sua foto e tente usá-lo e você verá que não será possível – porque você atingiu o limite da não despersona-lização do crachá.

Inspire-se nesta simulação para praticar a simplificação na sua vida e no seu trabalho.

Para um mergulho neste tema leia o livro “Simplicidade”, de Bill Jensen.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por