Sobrevivência na crise

09/04/2016 às 17:35.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:52

Mauro Condé (*)

Para muitos, crises são problemas, aumentam tensões, estresse, doenças e, em alguns, casos até mortes. Para outros, são oportunidades disfarçadas de problemas e representam o grande momento para uma sacada genial e triunfante.Um bom exemplo de como driblar e superar uma crise é o da Netflix: ela nasceu, cresceu e prosperou na mesma época em que a maior competidora do mercado, a Blockbuster morreu – as duas enfrentaram a mesma crise, uma não aguentou e a outra prosperou.
Para cuidar da sua empresa em tempos de crise, tente o seguinte roteiro útil:
– Recorra a ajuda médica, através de consulta com consultores especializados em gestão, remunerados ou não (vide Sebrae, empresas de Consultoria Jr., )
– Realize exames médicos (análises de processos), diagnósticos e recomendações para os problemas encontrados.
– Aproveite a crise para se diferenciar ainda mais
– faça diferente e muito melhor do que os concorrentes (adote a postura Netflix de competir na crise)
– Conquiste uma vantagem no meio da crise para largar na frente dos seus concorrentes quando a crise passar.
– Dê prioridade máxima para a proteção dos fundamentos financeiros da sua empresa, na seguinte ordem:
a) Empenhe ações criativas e inovadoras para aumentar as suas vendas e as suas receitas nesta época – vender é oferecer – ofereça mais os seus produtos.
b) Transforme-se numa empresa orientada à inovação, procurando aumentar a fatia de receitas de produtos e serviços novos, que não existiam até o ano passado. Crie produtos e serviços que ajudem seus clientes a ganhar mais dinheiro (explorando exatamente a crise).
c) Procure focar mais em serviços do que em produtos (eles ajudam a aumentar as receitas sem aumentar muito as despesas em tempos de crise).
d) Administre cuidadosamente o seu fluxo de caixa. Faça controles de entrada e saída diários e aperte os controles.
e) Administre o risco de crédito da sua empresa – administre o risco de crédito e inadimplência dos seus clientes, pois numa empresa só existe uma coisa mais importante do que vender: é receber. Se você compra insumos e produz (portanto gasta) depois vende e não recebe você entra num beco sem saída.
f) Melhore o giro global da sua empresa da seguinte forma: reduza o giro de recebíveis e encurte o prazo médio das suas contas a receber; aumente o giro de pagáveis da sua empresa, alongue, estique o prazo para quitação de suas contas a pagar.
Melhore seu giro de estoques – proíba que se façam grandes estoques na empresa em tempos de crise, livre-se dos estoques excedentes e crie o hábito de comprar os insumos relativos à quantidade dos produtos que vender no período (use a famosa regra – vendeu 1, comprou 1)
Além disso, reduza o giro de processos – encurte o ciclo e o prazo entre o dia do recebimento do pedido e a entrega para seus clientes; aumente a liquidez, vendendo patrimônios: ativos imobilizados dos quais possa se desfazer sem maiores problemas; transforme a redução de custos e despesas e simplificação de todos os processos numa espécie de religião dentro da empresa, considerando um grande pecador todo aquele que não agir desta forma.
Lembre-se disto: todas as crises são cíclicas e toda crise tem a curva no formato da letra V – ela piora até bater no chão e depois começa a melhorar de forma intensa e positiva. Prepare-se antes dos outros para este momento.
E perceba que em época de crise a única coisa que não pode te faltar é muita atitude! Aja como a empresa que aproveita a crise para prosperar.

(*) Consultor empresarial e cientista da computação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por