Sociedade contra as fake news do coronavírus

25/03/2020 às 20:11.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:05

Marcela Trópia *
 

A pandemia do coronavírus provocou instabilidade no mundo inteiro, exigindo que políticos trabalhassem em planos emergenciais para evitar o contágio geral da população. Porém, em meio a essa crise sanitária, surge um outro inimigo a ser combatido: a divulgação de diversas notícias falsas e boatos sobre a doença. Para conter o vírus, é necessário também combater as conhecidas “fake news”, que causam pânico e ansiedade, prejudicando a conscientização das pessoas sobre as medidas de prevenção, levando-as a tomar decisões impulsivas e desorientadas. Pensando nisso, criei o grupo no WhatsApp Infos Covid-19 BH com o objetivo de reunir informações sobre o cenário de Belo Horizonte e de minar notícias falsas. 

O grupo é uma iniciativa simples e sem custo, que contribui para trazer mais tranquilidade aos moradores. Os membros são convidados a compartilhar informações que julguem relevantes sobre o coronavírus na cidade. Diante de informações duvidosas, eles compartilham a dúvida com o grupo, que, em conjunto, passa a acionar especialistas e fontes oficiais para confirmar se aquela informação é ou não verdadeira. E isso tem dado muito certo, já somos quase 250 pessoas reunidas. 

Desde o dia 18, data em que o grupo foi criado, conseguimos identificar algumas publicações mentirosas e evitar que fossem passadas à frente. Esse foi o caso de um episódio, narrado em um áudio, de um suposto golpe que estava sendo aplicado nas casas das pessoas por agentes falsos da Secretaria de Saúde. Rapidamente, acionamos nossos contatos na Secretaria Estadual de Segurança Pública e passamos a informação correta. 

Talvez seja esse o grande poder do grupo, além de manter as pessoas com informações fidedignas e verificadas, somos capazes de alertar os órgãos envolvidos na fake news que ela está ocorrendo e eles podem se antecipar também em combatê-la, de forma pró-ativa. 

Outra ideia que tem tranquilizado os participantes do grupo é o boletim diário que divulgamos ao fim do dia, com informações verificadas e consolidadas. Ele reúne as últimas novidades sobre o Covid-19 na cidade, como os casos investigados e confirmados, e os decretos mais recentes do Poder Público, que impactam diretamente na rotina dos cidadãos de BH. 

Diante de um quadro de várias incertezas e de decisões descoordenadas entre os diferentes entes da federação sobre o enfrentamento do coronavírus no Brasil, nós brasileiros nos vemos diante de uma necessidade urgente de nos organizarmos. Juntos somos capazes de propor alternativas inteligentes para solucionar problemas do nosso dia a dia, em especial numa crise tão grave como a do Covid-19. 

 *Especialista em políticas públicas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por