Surge um novo Rio

13/11/2017 às 22:50.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:41

Aristóteles Drummond *

Um sopro de esperança para o Rio surgiu esta semana com um Fórum de iniciativa da Fecomércio e da revista Exame, no Hotel Hilton. Foram mais de 200 empreendedores, gestores, ouvindo o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, e debatendo os temas, depois, sob a coordenação do professor Istvan Kasznar, da Fundação Getulio Vargas.

Um deles, e já na pauta do BNDES para o Rio, é a criação de uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), em Itaguaí, aproveitando o Arco Metropolitano e o Porto de Sepetiba, que esteve para sair no governo Sarney, articulada pelo então ministro José Hugo Castelo Branco. A melhoria da Via Dutra, como determinante na maior integração Rio-São Paulo, é outra necessidade a ser pensada. José Hugo deixou pronto a ZPE para Teofilo Otoni, em Minas.

Nas vocações naturais da capital, com mão de obra de alto nível, a criação de um centro financeiro internacional ganha força. E este tem como base o Rio-Dolar, formulado pelo professor Theophilo de Azeredo Santos e defendido por Roberto Campos.

O Rio já vem se destacando ao sediar algumas das mais importantes empresas de assets do país. No entanto, é preciso mais para recuperar a perda da Bolsa de Valores, da carteira de câmbio do Banco do Brasil e da direção dos maiores bancos. Nos restou as maiores seguradoras como Bradesco e Sul América.

O esforço para terminar o complexo petroquímico COMPERJ, em Itaboraí, é fundamental, por estar parcialmente feito. O turismo deve ter, já para o próximo ano, como anunciou o presidente do BNDES, um calendário de eventos suficiente para sustentar o turismo que sofre com a baixa ocupação de sua moderna rede hoteleira. Portanto, um olhar desses sobre a cidade e o Estado anima, quando o clima tem sido de pessimismo, parcialmente provocado por interesses políticos menores.

Todo esse quadro de homens e mulheres competentes, preparados, uma tradição histórica da cidade como símbolo maior do Brasil, faz aumentar a responsabilidade do cidadão-eleitor. Afinal, é consenso que a classe política não tem estado à altura da crise.
*Escritor e Jornalista


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por