Sustentabilidade – Uma ação conjunta de resultados

22/04/2020 às 19:27.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:20

Maria Aparecida Teixeira Lamounier* 
Gustavo Samuel Cunha*


A Sustentabilidade pode ser entendida como o pensamento de um consumo consciente, apenas para o que realmente necessitamos, garantindo que ele esteja disponível a uma próxima geração. Em outras palavras, é o ato de usufruir ou consumir o que temos agora, sem desperdício, economizando para nossos futuros filhos, netos e bisnetos. O conceito e a aplicação devem ser trabalhados por todos, independente da atividade, idade, e fonte extraída. 

A cada dia, as empresas buscam exercer atividades que degradam menos, poluem menos, e desta forma, que garantam que estas reservas não sejam extintas totalmente na extração. E como isto está sendo feito? Estas organizações estão veiculando a informação ao público interno, conscientizando os três pilares administrativos: (i) estratégico, composto pela diretoria, (ii) tático, composto pelos coordenadores e supervisores e (iii) operacional, composto pelos demais funcionários. Além disso, estas organizações têm fomentado o aparecimento de ideias de ferramentas sustentáveis, como a produção de energia, pela captação solar e outras atividades. Ser um agente sustentável passou a incorporar as atividades de todo o quadro funcional das organizações. 

Em todos os campos profissionais a sustentabilidade vem ganhando dimensão. Cabe lembrar que consumidores conscientes estão preferindo produtos sustentáveis, se isentando da responsabilidade social para o meio ambiente e para com os indivíduos da próxima geração. Neste conceito, as organizações estão buscando cada vez mais adaptar processos produtivos de menor impacto e de melhores resultados. 

Temos como exemplo, a Natura que disponibilizou curso de formação para ensino do melhor manejo do óleo na Amazônia. Em sua missão para 2050 a empresa cita: “Somos todos, indivíduos, empresas, cidades, países, construtores do século XXI: este é o nosso privilégio. Sentir, pensar e agir sistemicamente, respeitando a vida em todas suas dimensões: este é nosso dever. E isto é Sustentabilidade”. 

Na gastronomia não poderia ser diferente. A produção e processamento de alimentos contribui muito para o desperdício, passando das produções agrícolas até as produções culinárias. O desperdício está ligado diretamente à falta de conhecimento e conscientização das pessoas diante deste problema. 

Os autores deste artigo com formação em Ciências Biológicas, Gastronomia e Nutrição, dão algumas dicas de como trabalhar a sustentabilidade também dentro de casa: 1) Administre os recursos e o lixo; 2) Dê preferência pelo uso de materiais não poluentes; 4) Utilize materiais já reciclados. Lembre-se que devido à Covid-19 as embalagens primárias deverão ser higienizadas ou descartadas; 5) Utilize equipamentos não poluentes; 6) Diminua o descarte de lixo, e atente-se ao descarte incorreto; 7) Promova a seletividade do lixo; 8) Fique atento ao consumo de água, faça a higienização neste período de forma consciente; 9) Fique de olho no consumo excessivo de energia elétrica, reduza o número de equipamentos energizados; 10) Coma alimentos variados e dê preferência aos agroecológicos.

*Professores do curso de Gastronomia das Faculdades Promove

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por