Tempo de cuidar dos olhos

27/09/2016 às 20:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:00

Cláudio Laudares Moreira*

Estamos passando por um período de clima mais seco e com baixa umidade do ar. Diante disso, as pessoas ficam mais vulneráveis aos fatores que causam as doenças oculares. Além da maior concentração de poluentes no ar, os olhos perdem parte de sua lubrificação natural devido à evaporação da camada aquosa da lágrima. Dessa forma, boa parte da população começa a manifestar irritação dos olhos, vermelhidão e problemas como alergias, conjuntivite e olho seco.

As lágrimas são muito importantes para a saúde ocular. Lubrificam, lavam impurezas, fornecem oxigênio e nutrientes, e possuem substâncias como enzimas e anticorpos que atuam na defesa contra infecções. No caso da redução da quantidade de lágrima ou de alteração em sua composição, é bastante comum ocorrer a chamada síndrome do olho seco. Sua causa nem sempre é clara, mas acontece devido a um desequilíbrio entre a produção da lágrima e sua drenagem.

Frequentes em cidades com umidade baixa, como Belo Horizonte, os sintomas do olho seco incluem desconforto ocular, principalmente após assistir TV, ler, costurar ou usar computador, bem como sensação de areia, prurido, lacrimejamento excessivo e vermelhidão. 

Além das condições climáticas, a diminuição da produção de lágrimas pode estar relacionada ao fator idade, principalmente para as mulheres, após a menopausa. Doenças como artrite reumatoide e outras autoimunes, como lúpus, também podem interferir.

No caso de irritações, vermelhidão e desconfortos nos olhos, é indicado sempre buscar a ajuda de um especialista. É fundamental um diagnóstico assertivo para que o paciente possa retomar suas atividades diárias rapidamente. 

Ações simples, como o uso de umidificadores de ambiente ou colírios lubrificantes podem ser úteis para alguns pacientes nessa época do ano, porém diagnósticos mal feitos e doenças tratadas indevidamente podem trazer complicações potencialmente graves e até mesmo levar à diminuição da visão.

(*) Médico oftalmologista, diretor de Integração e Mercado da Unimed Federação Minas e presidente da Unimed Alfenas

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por