Tendência de liderança a distância

13/11/2018 às 20:38.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:49

Sônia Jordão*

Há alguns anos, as reuniões a distância eram exclusividade de um grupo restrito de executivos ou de jovens em salas de bate-papo. Entretanto, o mundo globalizado demanda um retorno rápido de informações levando as empresas a utilizarem cada vez mais esse recurso. A demanda por melhores resultados gera redução de custos operacionais na otimização de tempo. A tecnologia digital se tornou um investimento estratégico das organizações.

Uma equipe virtual pode ser definida como um grupo de pessoas que trabalha de forma interdependente com um propósito comum e livre de fronteiras espaciais e temporais. O líder virtual se comunica com liderados em diferentes lugares, várias vezes ao dia e, comumente, ao mesmo tempo. A concorrência está cada vez mais acirrada, e a urgência na tomada de decisões requer o imediatismo proporcionado pelo virtual. Contudo, esse profissional deve estar atento a aspectos, como a definição clara de metas e o local para execução das tarefas para a equipe realizá-las sem dificuldades.

Embora a liderança seja virtual, quem a exerce deve investir em reuniões presenciais. O relacionamento off-line poderá ser suplementado pelo meio virtual, mas jamais substituído. O computador não tem carisma. O e-mail não sorri nem tem brilho nos olhos. A motivação deve ser preocupação constante. Responder cada e-mail ou solicitação, pela internet ou telefone, o mais rápido possível e, estar sempre à disposição da equipe é fundamental. 

Uma vez que os liderados virtualmente estão sob pouca ou nenhuma supervisão direta, o cenário requer que possuam “competências virtuais”, como o conhecimento das tarefas, iniciativa, capacidade de decisão, responsabilidade, conhecimento das ferramentas de comunicação a serem usadas, bem como automotivação e autonomia para decidir. Os bons líderes virtuais leem muito, destinam tempo para administrar a relação com a equipe e ainda reler as correspondências, antes de enviá-las. A revisão elimina erros de português e/ou mensagens com possíveis equívocos que possam gerar interpretações inadequadas.

(*)Especialista em liderança e autora do livro “A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por