Travessia para o mercado

02/11/2016 às 20:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30

Sebastião Alvino Colomarte*

Qual o jovem que não sonha em estudar, concluir seu curso e ingressar no mercado de trabalho? Com muita dedicação, perseverança, trabalho e estudo será sempre possível navegar em águas tranquilas e atingir o objetivo almejado. De fato, não é de hoje que professores e especialistas em educação alertam para a perda da qualidade do ensino fundamental e do ensino médio do país, como consequência do baixo aproveitamento dos alunos que chegam às universidades.
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2015 apontou que do ranking das 100 melhores escolas do país, somente três são públicas. Verifica-se com os resultados que para o governo a educação continua sendo um bem supérfluo, como era no passado. A reforma do ensino médio, proposta pelo Ministério da Educação (MEC) e em discussão no Congresso Nacional, poderá corrigir essas distorções.

O problema é que são milhares de jovens que, ávidos pelo conhecimento, matriculam-se em uma escola e ao final, não conseguem fazer essa travessia, que é a consequente inserção no mercado de trabalho. Mas afinal por quê? A maioria das escolas não proporciona condições ao aluno, nem oferece as ferramentas adequadas como orientação profissional, contatos com as empresas, acompanhamento de egressos, realização de parcerias com o mercado de trabalho, que hoje é mais complexo, exigente e seletivo.

Muitas vezes a empresa oferece uma oportunidade de trabalho, porém, não consegue um profissional qualificado. Nesse contexto, falta ainda ao aspirante a uma oportunidade de trabalho, a experiência prática, vivenciada, fora do ambiente escolar.

O estágio, através do exercício da prática profissional, é que vai permitir àquele estudante vivenciar essa realidade, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho. E o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais se orgulha de ter beneficiado mais de 1 milhão de estudantes com seus programas Estágios e Aprendizagem.


(*) Professor e superintendente-executivo do CIEE-MG
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por