Unidade do INCRA em Montes Claros

14/02/2017 às 20:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:57

Zé Silva*

Fruto de uma luta que lideramos e nos engajamos desde 2011, o INCRA atendeu a nossa demanda e se prepara para instalar uma unidade avançada para prestar seus serviços e atendimento em Montes Claros. Esta é uma conquista importante para o desenvolvimento e sustentabilidade dos projetos de reforma agrária e para as milhares de famílias assentadas nas regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e Noroeste.

Com a nova unidade, a ser instalada em cerca de dois meses, os agricultores não terão mais que viajar até 15 horas para buscar atendimento do INCRA em Belo Horizonte ou Brasília. São mais de 12 mil famílias que serão beneficiadas, com serviços como regularização fundiária, certificação de imóveis, questões de crédito rural, de assistência técnica e elaboração de diversas documentações necessárias em suas atividades e condição de assentados da reforma agrária.

Estou convicto de que uma das grandes tarefas da ação parlamentar é aproximar o Estado das pessoas. Seja a União, os Estados ou municípios, é preciso torná-los acessíveis principalmente aos mais necessitados, aqueles que vivem isolados pelas grandes distâncias e, normalmente, têm grandes dificuldades de acessar os serviços devidos pelos governos.

Nesse sentido, comemoramos essa grande conquista, de levar para Montes Claros, a “capital” de uma vasta região de Minas, uma unidade avançada do INCRA, para atendimento da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária.

Em números que mostramos em setembro de 2016, quando organizamos um encontro em Montes Claros reunindo mais de 20 municípios e diversas associações de famílias de assentadas, técnicos e gestores, para justamente fortalecer a reivindicação dessa unidade, as regiões que serão atendidas apresentam os seguintes dados: o Norte de Minas tem 6.210 famílias assentadas, em 110 projetos de assentamento da reforma agraria; o Noroeste tem 4.279 famílias; e o Vale do Jequitinhonha tem 1.520 famílias de agricultores assentadas.

Portanto, a unidade avançada do INCRA em Montes Claros aproxima o Governo federal e os seus serviços desse universo de famílias, garantindo-lhes mais celeridade nos processos e na implantação de politicas públicas e infraestruturas necessárias para seu desenvolvimento econômico e qualidade de vida. E Montes Claros, a sexta maior cidade de Minas, com cerca de 400 mil habitantes, mais uma vez cumpre seu papel de município-polo para uma grande população mineira, entre as quais as famílias assentadas pela reforma agrária.

(*) Zé Silva é agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por