Uso do WhatsApp em vendas

12/06/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:50

Jaques Grinberg*

Estamos em um momento em que os clientes querem ser surpreendidos e buscam agilidade. As informações surgem de forma instantânea, as novidades chegam rápido. Alguns vendedores já estão adotando aplicativos de mensagens instantâneas para a comunicação com os seus clientes.

Excelentes ferramentas disponíveis e sim, os clientes recebem e leem.

O perigo surge quando acontece o primeiro ruído na comunicação. Nas minhas palestras e aulas falo muito sobre a importância do relacionamento entre vendedores e clientes através de uma boa comunicação. Em um relacionamento pessoal, quando surge algum ruído na comunicação, surge a “DR” (discutir o relacionamento). Quando surge um ruído entre o vendedor e o cliente, a negociação é prejudicada.

Em uma venda presencial é comum acontecer ruídos durante uma venda – um relacionamento – agora, imagine em uma venda via WhatsApp! O cliente pode ler e interpretar o texto como ele desejar. Uma palavra digitada errada, é possível perder o cliente para sempre.

Veja cinco motivos para não usar o WhatsApp para vender.

1º Uso de Grupos: o risco de gerar discussões ou o grupo perder o foco é quase 100%. Cuidado!

2º Conteúdo: cuidado com o direito autoral e com os “memes”, assuntos diversos e polêmicos.

3º Mão de obra: os clientes acham que estamos disponíveis 24 horas por dia. Você estará preparado e disponível?

4º Começou, não tem volta: se você divulgar esse serviço de atendimento e relacionamento com os clientes, não terá volta.

5º Ligação via WhatsApp: uma ligação de péssima qualidade aumenta as chances de ruídos na comunicação e o cliente pode ficar irritado.

O que parece ajudar pode prejudicar e reconquistar clientes  é mais difícil do que conquistar novos.

(*) Empreendedor, coach, palestrante e consultor

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