Jaques Grinberg*
Estamos em um momento em que os clientes querem ser surpreendidos e buscam agilidade. As informações surgem de forma instantânea, as novidades chegam rápido. Alguns vendedores já estão adotando aplicativos de mensagens instantâneas para a comunicação com os seus clientes.
Excelentes ferramentas disponíveis e sim, os clientes recebem e leem.
O perigo surge quando acontece o primeiro ruído na comunicação. Nas minhas palestras e aulas falo muito sobre a importância do relacionamento entre vendedores e clientes através de uma boa comunicação. Em um relacionamento pessoal, quando surge algum ruído na comunicação, surge a “DR” (discutir o relacionamento). Quando surge um ruído entre o vendedor e o cliente, a negociação é prejudicada.
Em uma venda presencial é comum acontecer ruídos durante uma venda – um relacionamento – agora, imagine em uma venda via WhatsApp! O cliente pode ler e interpretar o texto como ele desejar. Uma palavra digitada errada, é possível perder o cliente para sempre.
Veja cinco motivos para não usar o WhatsApp para vender.
1º Uso de Grupos: o risco de gerar discussões ou o grupo perder o foco é quase 100%. Cuidado!
2º Conteúdo: cuidado com o direito autoral e com os “memes”, assuntos diversos e polêmicos.
3º Mão de obra: os clientes acham que estamos disponíveis 24 horas por dia. Você estará preparado e disponível?
4º Começou, não tem volta: se você divulgar esse serviço de atendimento e relacionamento com os clientes, não terá volta.
5º Ligação via WhatsApp: uma ligação de péssima qualidade aumenta as chances de ruídos na comunicação e o cliente pode ficar irritado.
O que parece ajudar pode prejudicar e reconquistar clientes é mais difícil do que conquistar novos.
(*) Empreendedor, coach, palestrante e consultor