Você está feliz?

20/10/2021 às 15:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:05

Mauro Condé*

“Viver é remover obstáculos”

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes biografias sobre executivos de sucesso.

Elas me levaram para a sede da Blackstone, a maior firma de investimentos do mundo, em Nova York, Estados Unidos, onde fui recebido pelo seu fundador, Stephen Schwarzman, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Seja o mais ousado e ambicioso que você puder. Tenha coragem para agir quando o momento parecer certo, aceite o risco quando os outros estiverem cautelosos e aja da forma mais inteligente quando o resto das pessoas estiver paralisada.

Schwarzman acaba de publicar o livro “Como Chegar Lá!” onde desfila uma série de conselhos sobre como ter sucesso na vida.

Apesar da maioria dos exemplos versar sobre um mundo financeiro específico, resolvi destacar, para você, uma passagem curiosa sobre a trajetória de um dos homens mais bem sucedidos e invejados do mundo.

Um dia, Schwarzman saiu para fazer um checkup de rotina com seu clínico geral.

Fisicamente ele se sentia bem, mas ao final da consulta, seu médico o surpreendeu com uma pergunta:

-Você está feliz?

Ao fim de sua resposta, recebeu do médico um cartão de visitas com o nome “Dr. Byram Karasu”, renomado psiquiatra e autor de 19 livros.

Decidiu procurá-lo, pois no fundo ele andava se sentindo muito estressado no trabalho e não conseguia tomar uma decisão sobre seu casamento, pois ele passava por uma profunda crise com sua esposa.

Apesar de possuir todo o dinheiro do mundo, estava infeliz e muito assustado diante dos desafios e dos problemas da vida, principalmente diante da perspectiva de um divórcio.

O excelente acolhimento do terapeuta o fez perceber o quão importante é ter alguém para falar a sério sobre seus medos, suas ansiedades e suas angústias.

Descobriu que falar sobre seus problemas era terapêutico e que contar com a ajuda de uma pessoa de confiança para ouvi-lo sem julgamentos poderia ajudar a obter o alívio necessário para reduzir a panela de pressão composta pela soma dos seus problemas.

Dessa linda lição concluímos que ninguém está sozinho, ninguém é uma ilha e ninguém está imune a problemas na vida.

Dinheiro não traz felicidade. Ter com quem conversar seriamente sobre o que está te pressionando sim.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por