Você não é você! É só 10% humano

28/02/2020 às 20:27.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:47

Mauro Condé*

“Bactérias em um meio é cultura” Poesia e música de Arnaldo Antunes.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre ciências e biologia.

Eles me levaram para a Universidade de Londres, na Inglaterra, onde fui recebido pela mestra e doutora em biologia Alanna Collen, a quem fui logo pedindo:
Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Procure melhorar radicalmente o mais fundamental e duradouro relacionamento de toda a sua vida – o relacionamento com os seus micróbios.

Os micro-organismos, na forma de uma mais de um trilhão de bactérias em seu corpo, são a chave para melhorar a saúde do seu corpo e da sua mente, quando bem tratados.

Veneno mata ou não, depende da dose.

Tome muito cuidado mesmo com os antibióticos, pois se por um lado, na dose e no local certo, eles te salvam, por outro, quando em excesso eles podem te adoecer.

Na medida do possível procure ser uma pessoa menos antibiótica e seja mais pré ou probiótica.

Antibióticos, quando mal administrados, têm o poder de desorganizar o seu corpo e a manipulação correta de sua flora intestinal pode curar várias doenças.
Você não é você – só 10% das células de seu corpo são realmente suas.

Os outros 90% pertencem a uma enorme colônia de bactérias e outros micro-organismos que viajam de carona dentro do seu corpo ao longo de toda a sua vida.
Você, muito menos é só de carne e osso – você é na verdade de bactérias e fungos.

Portanto, não trate seus micróbios como invasores do mal, pois além deles serem os verdadeiros comandantes e administradores do seu corpo, eles evoluem numa relação de estreita simbiose com você, sendo impossível um ser saudável sem o outro.

Foi através do processo de evolução que as bactérias te tornaram humano e escolheram o seu corpo para ser a casa delas. Por isso, elas têm tanto interesse em te proteger para que você esteja cada vez mais saudável.

Formamos um superorganismo ultra conectado num fascinante entrelaçamento de micróbios com humanos.

Cuide muito bem do seu relacionamento com seus micróbios e evite o uso indiscriminado de antibióticos pois eles podem estar por trás da maioria das doenças que podem ameaçar a sua saúde como a obesidade, as alergias, o câncer, a depressão e até problemas mentais.

Você não pode mudar os 10% das células humanas que te compõe, mas pode mudar os seus micróbios para ser uma pessoa ainda melhor.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por