Vulnerabilidade Social

26/08/2021 às 09:35.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:45

A População em Situação de Rua (PSR) é considerada um grupo populacional heterogêneo que compartilha da condição de pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados, ausência de habitação convencional e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas das cidades como locais de moradia e sustento, bem como unidades acolhedoras para pernoite temporário ou como moradia provisória, conforme conceito contido no decreto 7.053/2009. 

A grave crise econômica, social, política e sanitária no cenário nacional provocou o aumento do desemprego e do subemprego, corroborando para o crescimento do número de indivíduos que vivem em situação de rua. A perda de emprego é reconhecida como uma das importantes causas da procura pela rua, associada ao rompimento de laços familiares e ao uso de álcool e outras drogas. 

Dados nacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) evidenciam que a população em situação de rua cresceu 140% desde 2012, totalizando 222 mil brasileiros em março. Insta salientar que, em decorrência da grave crise sanitária, devido à pandemia da Covid-19 vivenciada desde março de 2020, esses números tendem a ser maior. 

A PSR experimenta vivências de violência e marginalização com dificuldade de acesso a serviços básicos, como saúde e assistência social. A dificuldade de acesso a serviços de saúde impõe a essa população o convívio com doenças preveníveis e tratáveis, a impossibilidade de realização de cuidados e exames básicos, a dificuldade de acesso a medicamentos e vacinas fornecidos gratuitamente e dificuldades de atendimento em serviços de urgência e emergência. 

Diante desse cenário supracitado, as faculdades, por meio da extensão universitária, apresentam como uma grande aliada no enfrentamento deste problema. Apresenta a possibilidade de atuação com o voluntariado universitário, com a inserção de professores, funcionários e estudantes. Ao mesmo tempo que é possível enriquecer a formação profissional dos estudantes universitários, que atuarão como extensionistas e monitores, também é possível contribuir para a melhoria da qualidade de vida da População em Situação de Rua com a troca de experiências entre o saber popular e o conhecimento científico.

*Mestre em Enfermagem, professor do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdades Kennedy-BH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por