Loft desenvolve inteligência artificial capaz de selecionar melhores fotos para anúncio imobiliário

09/12/2021 às 15:18.
Atualizado em 14/12/2021 às 00:36

A digitalização do setor imobiliário, acelerada nos últimos meses pela pandemia de Covid-19, facilitou - e muito - a vida de quem busca um novo lar. Com a popularização dos anúncios on-line, tornou-se possível visitar dezenas de imóveis em um único dia. E o melhor: sem sair do sofá. Nesse cenário, descrições detalhadas e fotos de qualidade ganham cada vez mais importância. Afinal, como em qualquer transação on-line, são essas informações que irão apoiar o potencial comprador na tomada de decisão. E boas imagens podem significar uma compra ou uma venda muito mais rápida.

Para ajudar seus usuários a selecionar as melhores imagens do seu imóvel para um anúncio e, assim, aumentar as chances dele receber mais cliques, a Loft, startup que facilita a compra e a venda de apartamentos por meio de uma experiência digital com informações e preços verificados, desenvolveu uma inteligência artificial capaz de identificar as fotos com maior potencial de atrair compradores. O algoritmo, criado a partir de uma técnica computacional conhecida como rede neural artificial, que simula redes neurais biológicas e é capaz de adquirir conhecimento por meio de experiências, analisa individualmente cada imagem a partir de quesitos como qualidade (resolução), iluminação, enquadramento e, até, organização dos cômodos clicados, e indica as melhores opções para o vendedor ou corretor de imóveis.

"As fotos costumam ser o primeiro contato do usuário com o imóvel. Na jornada digital, elas são tão importantes quanto a localização e preço anunciados. Imagens de baixa qualidade, escuras ou desatualizadas afetam a percepção e o interesse dos clientes. Para atrair um maior número de visitas, o ideal é que as fotos ajudem o potencial comprador a ter uma experiência quase que presencial", afirma Márcio Reis, vice-presidente de produtos da Loft.

Além de indicar as melhores imagens para os anúncios, a Loft também disponibiliza um guia com seis passos para quem vai produzir as fotos. "Oferecemos retratos profissionais, sem custo, para todos os usuários da nossa plataforma. Porém, nem sempre o vendedor ou o corretor de imóveis têm disponibilidade para receber um fotógrafo, seja por que ele está em outra cidade ou por qualquer outro motivo. Com essas ferramentas, conseguimos ajudá-los a fazer boas imagens, mesmo que seja com a câmera do celular", explica Reis.

Um levantamento feito pela Loft mostrou que anúncios imobiliários com fotos de qualidade recebem, em média, 26% mais cliques de potenciais compradores. A mesma pesquisa mostrou que anúncios com boas imagens também demoram menos para receber visitas - considerando opções na mesma região e na mesma faixa de preço, eles têm, pelo menos, 42% a mais de chance de receber uma visita primeiro. O estudo analisou mais de 7000 anúncios.

"Se avaliamos que um imóvel anunciado tem potencial e as imagens podem ser otimizadas, fazemos um contato proativo com o responsável pelo anúncio para indicar o que poderia ser melhorado nas fotos, pois sabemos que elas podem influenciar o comprador a clicar ou não no anúncio e agendar uma visita", completa o executivo.

Inteligência Artificial

A ferramenta para análise da qualidade das fotos é mais um produto de inteligência artificial da Loft. Todas as imagens postadas na plataforma da empresa também passam por outras duas etapas: o detector de pessoas, que busca preservar a intimidade do anunciante, e a avaliação humana, feita manualmente por um colaborador da empresa para garantir que o anúncio segue todos os critérios para publicação.

A Loft já está trabalhando também em customização. O time de tecnologia da startup quer entender agora quais outros fatores têm potencial para melhorar a performance dos anúncios. "Avançando nessa customização, em breve, conseguiremos mostrar um anúncio personalizado para cada comprador. Algo parecido com o que faz a Netflix. Dependendo do perfil de quem está assistindo, ela mostra uma capa da série ou filme listado, aquela que o algoritmo indica ter mais chances de despertar a atenção do telespectador. No nosso caso pode ser mostrar primeiro as fotos de um determinado cômodo, como a sala", finaliza Reis.

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