Copa Itatiaia: a Copa do Mundo do futebol amador!

12/12/2017 às 16:25.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:12


Neste dia especial para Belo Horizonte, na comemoração dos 120 anos da nossa cidade, nada melhor do que falar sobre futebol amador. Teve início no último domingo a 57ª edição da Copa Itatiaia. Se no futebol profissional os clubes estão de férias, nos campos de várzea é tempo de Copa do Mundo. Entre gramados e terrões, 32 equipes estão disputando a maior competição de futebol amador do Brasil. Só na primeira rodada, foram marcados 39 gols em 16 partidas.

Os clubes estão divididos nas chaves Belo Horizonte e Metropolitana, onde os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final. Neste ano, as quartas e semifinais serão disputadas em jogo único. O vencedor da Chave BH enfrenta o ganhador da Chave Metropolitana na finalíssima, prevista para o dia 14 de janeiro.

Neste domingo, estive na partida entre Sarzedo e Pedra Branca, de Ribeirão das Neves. O time nevense levou a melhor e bateu o atual campeão por 3 a 0 no Estádio Municipal Otávio Pinheiro, em Sarzedo. Os gols foram marcados por Thiago Costela, Clevinho e Miquinho, que fez um golaço, de cobertura. 
Mas o destaque do jogo, ao meu ver, foi outro. Antes da partida, crianças e idosos do Projeto Música, da prefeitura de Sarzedo, roubaram a minha atenção com o Hino Nacional. Um projeto gratuito, com 180 alunos de escolas da rede municipal, liderado pelo maestro Joanir de Oliveira. Que privilégio eu tive de poder ver o futebol amador fazendo o que sabe fazer de melhor: a inclusão social.

E são nessas horas que agradeço pela oportunidade de viver esta loucura que é o mundo do futebol. Há pouquíssimos dias estive na Rússia para cobrir o sorteio da Copa do Mundo. Na oportunidade entrevistei Ronaldo, e estive ao lado de Tite e Pelé. Agora, meu compromisso é em Sarzedo, Brumadinho, Esmeraldas, Juatuba, Sabará! Meus entrevistados serão Odair, Thiago Costela, Miquinho, Guedô e outros tantos. Se na Rússia, só falávamos em Brasil, Argentina e Alemanha, agora é a vez do Betânia, Nazaré, Mineirinho, Verona, Saga, Radiante e etc. E acreditem, a dedicação nas duas ocasiões é a mesma. A emoção do gol? A mesma.

Dar voz e visibilidade ao futebol amador, como a Copa Itatiaia faz, é mostrar o que melhor nós mineiros sabemos fazer: acolher! A Copa do Mundo do futebol amador sabe contar histórias e a mais importante delas ainda está em construção: a história de Belo Horizonte! 
Aproveito a oportunidade para parabenizar a cidade do mais belo horizonte do Brasil! Que venham mais 120 anos de pura história e futebol! 
Tamo junto e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por