O chute da Libertadores

28/11/2017 às 12:11.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:55

Domingo, cinco da tarde, um atacante sozinho, uma bola, um gol sem goleiro. Era tudo que o Atlético precisava para garantir uma vaga na Libertadores 2018, mas Fred desperdiçou a chance. O lance foi aos 22 minutos do segundo tempo e fez com que qualquer atleticano levasse a mão à cabeça. Difícil de acreditar! Se fosse um jogador jovem, eu não estaria aqui para criticar. Mas logo o Fred? Experiência de sobra, um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro pelo Atlético. Logo você, Fred? Era o momento de acertar a pontaria. Mirar na competição internacional e meter o pé, mas a bola subiu demais. Junto com a esperança do torcedor.

O empate com o campeão Corinthians fez o Galo alcançar 51 pontos e ser ultrapassado pelo Vasco, que venceu o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão. Com o resultado, o time alvinegro ocupa a décima posição na tabela. Mas pior que tudo isso é ver o sonho de ir à Libertadores se perder. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade do Atlético terminar a Série A no G-7 caiu para 11,8%. Antes dessa rodada, era de 16%.

Na partida contra o Grêmio, no próximo domingo, o time de Oswaldo de Oliveira tem obrigação de vencer para continuar acreditando na classificação. Para que isso aconteça é preciso que o Flamengo perca ou empate. Para se classificar com um empate do time rubro-negro, é necessário que o Galo goleie o Grêmio por oito ou nove gols de diferença. Outra situação é contar com um tropeço do Vasco diante da Ponte Preta. Há ainda a possibilidade do Brasileirão ter G-8 ou G-9. Para que isso aconteça é necessário que Grêmio e Flamengo conquistem, respectivamente, as Copas Libertadores e a Sul-Americana.

Depois da derrota do Cruzeiro para o Vasco, no último domingo (26), vi alguns torcedores atleticanos questionando a conduta do time da Toca da Raposa. Alguns acreditam que a derrota foi para não facilitar a vida do Galo. Convenhamos né? O time do Cruzeiro não tem muita “motivação” para continuar dando sangue nesta reta final de campeonato. A vaga na Libertadores está definida, além da definição do campeão. É claro e evidente que quanto melhor a posição na tabela, maior o dinheiro que o clube recebe, mas isso não é preocupação de jogador. Quem se importa com isso é diretoria! Então não há o que cobrar do time celeste. A obrigação de se classificar era do Atlético. E só dele.

O elenco poderia estar tranquilo nesta reta final, mas se complicou durante todo o campeonato e agora faz as contas na ponta do lápis para se classificar. O torcedor não merecia passar por isso! Mas, a partida só acaba quando o juiz apita. Até lá, o torcedor vai empurrar o time e acreditar na classificação. 
E pra finalizar: Parabéns ao América pelo bicampeonato da Série B do Brasileirão! Vocês fizeram por merecer o título! Valeu, Coelhão!

Tamo junto e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por