O Flamengo merece ser excluído da Libertadores?

18/12/2017 às 18:43.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:19

Muitas vezes no jornalismo esportivo usamos a expressão “não é só futebol”, na maioria das vezes é para demonstrar coisas boas, mas hoje eu peço licença para usar em outra situação.

No último domingo (17) fiquei estarrecido com as imagens da final da Copa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente, no Maracanã. As imagens, que foram obtidas com exclusividade pelo Fantástico, mostraram um cenário de guerra civil no Rio de Janeiro. O caos se instalou depois que bandidos travestidos de torcedores resolveram invadir o estádio sem ingresso. Crianças, idosos, pais, mulheres, todos acuados em meio à barbárie.

À medida que as bombas explodiam, a ordem de invadir o Maracanã era cumprida. De um lado pais desesperados com seus filhos no colo, do outro, a resposta da polícia com tiros de borrachas e spray de pimenta. O dia que era pra ser de alegria para muitos, se tornou em um trauma. 
Imagina a cabeça de um pai ao ter que responder para o filho de 7 anos, que estava no meio da confusão, a seguinte pergunta: “Pai, mas você não falou que é só um jogo?”. Para nós que amamos o futebol, dói dizer, mas a melhor resposta seria: “Filho, infelizmente, não é só futebol. É bandidagem também!”.

É preciso tomar uma postura rígida sobre os últimos acontecimentos. É inadmissível essa selvageria que estamos vivendo. Não podemos aceitar que um espetáculo como esse se perca por ações de marginais. Até quando vamos vivenciar essas cenas? E permitam-me dizer que não se tratam de torcedores fanáticos! São marginais mesmo!

No futebol, a punição virá. Basta saber se a Conmebol vai aliviar ou não para o Flamengo. A instituição já decidiu por abrir um processo disciplinar sobre o caso. A decisão deve ser anunciada na próxima semana mas ainda não é possível prever o tipo de punição que será aplicada. Dentre as penas que estão previstas no Artigo 22 e 24 do Regulamento Disciplinar, há a proibição de jogar no Maracanã ou jogar com os portões fechados. Há a possibilidade, inclusive, do clube carioca ser excluído da Copa Libertadores de 2018.

E é aí que o Atlético tem que ficar de olho. Afinal, caso o Flamengo seja excluído, a vaga da competição internacional fica para o Galo, que terminou o Campeonato Brasileiro em nono lugar.

Se quiser, e tiver boa vontade, a Conmebol aplica a punição severa. Em 2015, o Boca Juniors foi excluído da Libertadores após incidentes na partida contra o River Plate. Algo precisa acontecer! E é bom o Atlético ficar de olho!

Tamo junto e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por