Após três anos em briga, sócios da Usiminas selam paz na escolha do novo conselho

25/04/2018 às 20:51.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:32

Foram três anos de assembleias acaloradas, com acusações mútuas entre os dois maiores e principais sócios da Usiminas: os japoneses da Nippon Steel e os ítalo-argentinos da Ternium/Techint. Mas neste 2018 foi diferente. Após acordo firmado no início do ano entre ambas as partes, a surpresa na assembleia ficou por conta do terceiro sócio, com menor participação acionária, a CSN. 

Com derrotas sucessivas junto ao Conselho de Administrativo da Ordem Econômica (Cade), para participar ativamente das decisões na siderúrgica, a CSN perdeu dois integrantes do Conselho de Administração da Usiminas, que passa a atuar com oito membros. Antes, eram 11. O BTG Pactual também perdeu um assento. Três integrantes foram indicados pela Ternium, mesmo número apontado pela Nippon. Os outros dois ficaram por conta da Previdência e empregados. 

Ficou acordado que o presidente do Conselho será Ruy Hirschheimer, ex-presidente da Electrolux na América Latina. A escolha foi uma indicação da Nippon. Conforme o trato feito entre os conglomerados italiano e japonês, Nippon escolherá o presidente do Conselho e a Ternium o executivo à frente da companhia. Sérgio Leite será reconduzido ao cargo de presidente da Usiminas em 16 de maio, quando o Conselho eleito senta para bater o martelo. 

Retomada lentíssima

O setor de máquinas e equipamentos em Minas Gerais amargou queda de 3% no faturamento em março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Notem que 2017 foi péssimo, ano da extrema recessão. O aumento de 2,5% foi sentido se comparado com o mês de fevereiro deste ano. Os dados são da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, sede regional de Minas Gerais (Abimaq/MG).

As exportações caíram 6% em relação a fevereiro e 10% se comparado ao mesmo mês do ano passado. O nível de utilização da capacidade instalada, porém, cresceu 4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já em relação a fevereiro do ano passado houve aumento de 2%.
“O primeiro trimestre foi frustrante, todavia, ainda existem expectativas positivas de retomada no segundo trimestre”, disse o vice-presidente regional da Abimaq/MG, Marcelo Veneroso.

Novo escolhe pré-candidato ao Senado

Rodrigo Paiva é nome escolhido pelo diretório estadual do partido Novo como pré-candidato ao Senado por Minas Gerais. Ele foi um dos nomes que passou por processo seletivo na legenda. Paiva é engenheiro e empresário.

Arquivado
O Supremo Tribunal Federal decidiu arquivar inquérito que tinha como alvo a deputada federal Dâmina Pereira. A Construtora Dharma, da qual Dâmina é uma das donas, é acusada pelo Ministério Público de desmatar área de uma floresta em São João del-Rei entre 2010 e 2011. A empresa já firmou Termo de Ajustamento de Conduta para reparar os danos. Por isso, e por considerar que a deputada não teve ligação com a decisão da empresa, o inquérito foi arquivado.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por