As disputas pelo governo de Minas gerais

14/11/2016 às 20:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:39

Ao que tudo indica, teremos em 2018 uma disputa entre os antes aliados Fernando Pimentel (PT) e Marcio Lacerda (PSB). E ainda com a possibilidade de um terceiro concorrente do PSDB. Pesquisas internas feitas por partido político apontam que Lacerda e o senador Aécio Neves (PSDB) estão entre os mais citados para a disputa. Faltando tanto tempo para o pleito, elas dão mais significado às estratégias dos pré-candidatos do que representam um cenário real. Será uma boa disputa. 

Pimentel deve ser o candidato à reeleição tendo na chapa o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (PMDB). O vice-governador, Antônio Andrade (PMDB), já não faz parte do círculo de confiança do governador e perde apoio político no governo. 

Alckmin
Lacerda pode formar uma composição com o PSDB, gestada pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Se Alckmin se viabilizar na briga interna com o senador Aécio Neves, terá na chapa um nome do PSB. Possivelmente Marcio França, que hoje é vice-governador em São Paulo. 

O acordo passa pelo apoio a candidatos socialistas em estados tidos como essenciais ao projeto de expansão dos socialistas, entre eles, Minas Gerais. 
No ninho tucano – o ligado a Aécio Neves – ninguém discorda que o candidato mais forte é o senador Antonio Anastasia (PSDB). O problema é convencê-lo a aceitar a tarefa. O sonho do senador é integrar um Tribunal, como o Supremo Tribunal Federal ou o Tribunal de Contas da União.

Se Alckmin conseguir a indicação do PSDB, fala-se que o senador Aécio Neves poderia também candidatar-se ao governo. 
Como Lacerda antecipou-se colocando seu nome na mesa, aumentaram as articulações para as futuras composições nos partidos. 

Viagens
O prefeito Marcio Lacerda viajou no último sábado para Marrakech. Depois vai para Boston, nos Estados Unidos, e, antes do fim do ano irá à Cidade do México. Em todas as ocasiões, ele foi convidado e irá ministrar palestras sobre temas como desenvolvimento sustentável. 

Transição
O prefeito eleito Alexandre Kalil (PHS) começa a esboçar o primeiro escalão com nomes que estiveram em governos petista ou tucano. Bruno Alencar, por exemplo, é subsecretário de Política Urbana de Fernando Pimentel e já trabalhou com o PSDB. Já André Reis foi subsecretário de Planejamento em governos do PSDB em Minas. Além deles tem Fuad Noman, dentre outros. 

Mudança
Evandro Leite Vasconcelos, que deixou a Diretoria Comercial da Cemig, agora é vice-presidente da China Three Gorges. A empresa, uma estatal chinesa de energia, é responsável por administrar e operar a maior hidrelétrica do mundo, a Três Gargantes, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. Vasconcelos foi indicado na Cemig por Antônio Andrade, vice-governador que, como já disse, não faz mais parte do círculo de confiança do governador.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por