Bolsonaro lidera corrida em Minas Gerais; Kalil fará campanha para Ciro

20/09/2018 às 19:40.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:34
 (Montagem)

(Montagem)

Há um consenso no meio político que diz que “quem ganha eleição em Minas, ganha no Brasil”. Se o dito se concretizar, Jair Bolsonaro (PSL) já está no segundo turno com vantagem de 13% sobre Fernando Haddad (PT). 

Quando estratificada por região, a última pesquisa Datafolha, divulgada ontem, mostra que o candidato do PSL tem 29% das intenções de voto entre os mineiros. O percentual é 1% superior ao que Bolsonaro pontua no levantamento nacional.

Já Fernando Haddad deve ser o escolhido por 16% dos mineiros. No Brasil, o índice é o mesmo. 

Segundo maior colégio eleitoral, Minas será alvo de intensa campanha petista. Em todas as últimas eleições, o Estado foi essencial para dar a vitória ao presidente eleito. Dilma Rousseff (PT), por exemplo, ganhou em Minas, terra natal do senador Aécio Neves (PSDB), na disputa de 2014. 

E é por isso que o PT intensificará a presença de Haddad nos horizontes das gerais. Hoje, ele desembarca no Estado para agenda em Ouro Preto (gravará programa eleitoral), em Betim (Região Metropolitana de BH) e em Montes Claros (Norte de Minas, região estratégica para a campanha, por ser uma das mais carentes do Estado). 
A meta de Haddad é tentar ultrapassar os 20% em Minas. 

Voltando à pesquisa Datafolha, chama a atenção ainda o desempenho de Geraldo Alckmin (PSDB) em Minas. Mesmo com um candidato forte ao Palácio da Liberdade, Antonio Anastasia (PSDB), o tucano não conseguiu ainda surfar na popularidade do aliado. E Anastasia tem se empenhado em fazer campanha para Alckmin. Colocou o presidenciável no material publicitário e participa de todos os eventos dele em Minas. Por aqui, o postulante do PSDB ao Palácio do Planalto tem 8% das intenções de voto, um ponto a menos que no levantamento nacional.

Já Ciro Gomes (PDT) tem 12% em Minas, também um ponto a menos que o índice do Brasil. Marina Silva (Rede) está com 7% no Estado.
Ao mesmo tempo em que lidera entre os mineiros, Jair Bolsonaro também é o mais rejeitado pelos eleitores. O percentual daqueles que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL é de 41%. Superior ao dos anti-petistas, 28% (que rejeitam Haddad). 
A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 18 e 19 em todos os estados brasileiros e tem margem de erro de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-06919/2018.

Kalil
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), entrou para valer na campanha de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República.
O prefeito convidou Gomes para uma caminhada por aglomerados da capital. O pedetista, claro, aceitou o convite e quer pegar carona na popularidade de Kalil. 
O encontro acontece amanhã no Aglomerado da Serra e na Vila Acaba Mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por