Dinheiro para base brasileira na Antártica acaba em março

14/03/2018 às 21:51.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:52

O dinheiro para as pesquisas científicas na base brasileira da Antártica estão chegando ao fim. A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) informou que, sem edital previsto para novas pesquisas na região, o vice-presidente da SCAR (The Scientific Committee on Antarctic Research), Jefferson Cardia Simões, alertou para o desmonte dos projetos. 

Existe a garantia de apenas R$ 1,5 milhão, o que assegura os estudos na Antártica até março deste ano.

Dinis marca filiação ao Solidariedade
Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, o ex-deputado Dinis Pinheiro assina a filiação ao Solidariedade no próximo dia 22, no Hotel Actuall, em Contagem. A legenda abriga Dinis com o compromisso de que ele será candidato ao Palácio da Liberdade. Existe uma tratativa para que o PPS componha a chapa, tendo o ex-deputado Alberto Pinto Coelho na vaga ao Senado. Porém, o PPS também é sondado pelo pré-candidato Rodrigo Pacheco, que filiará ao Democratas na próxima segunda-feira. 

Mais greve em Minas
Agora é a vez dos fiscais agropecuários. Eles decretaram greve pelo tratamento dispensado pelo governo estadual. Cobram equiparação a outras categorias, como ajuda de custo. 

Novo juiz eleitoral
A advogada Theresa Cristina Castro Martins Teixeira é favorita na lista tríplice para escolha do novo juiz eleitoral substituto do Tribunal Regional Eleitoral mineiro. 
Será votada hoje, às 9h, no Tribunal Superior Eleitoral, com a relatoria do ministro Napoleão Maia, a lista tríplice para o cargo. O relator dá o parecer sobre a conformidade legal. Apreciada, a lista é encaminhada ao Ministério da Justiça e, em seguida, ao presidente Michel Temer para escolha. Os outros dois candidatos são os advogados Marcelo Vaz Bueno e Leonardo Felippe Sarsur. 

Trabalho em Minas
O ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, estará em Minas hoje. Ele falará sobre as demandas do setor agropecuário e agroindustrial no que se refere ao trabalho e ao emprego no ambiente rural em comissão na Assembleia Legislativa. Também participará da reunião o superintendente regional do Ministério em Minas, João Carlos Gontijo de Amorim.

Acordo com Mercantil
O Procon-BH e o Instituto Defesa Coletiva e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais fecharam acordo judicial com o Banco Mercantil do Brasil S.A., que somente poderá realizar contratação ou renovação de contratos de crédito consignado ou outro empréstimo que preveja o débito na conta corrente do beneficiário do INSS se houver garantia de voluntariedade dos consumidores.
O banco ainda se obriga a realizar a evolução do modus operandi de contratação/renovação nos caixas eletrônicos. Deverão constar, nas telas dos terminais eletrônicos, alertas sobre orientações sobre crédito responsável, valores da parcela, do percentual de juros mensal e anual.
No ano passado o Tribunal de Justiça havia impedido o banco de firmar empréstimos de tal natureza pelo caixa eletrônico. O TJ acatou denúncia de que clientes idosos, pessoas com baixa escolaridade e até deficientes físicos que estariam sendo lesados pela instituição bancária.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por