MP decidirá se pede suspeição de Gilmar no caso Aécio

23/10/2017 às 18:40.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:21

O deputado estadual Rogério Correia (PT) protocolou, ontem, pedido de suspeição do ministro Gilmar Mendes no julgamento de quatro inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e têm como alvo o senador Aécio Neves (PSDB). 

O pedido foi feito à procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela decidirá se vai ou não solicitar ao Supremo a suspeição de Gilmar. Conforme o deputado, a medida é necessária tendo em vista informações divulgadas no fim de semana de que Aécio e um número registrado como sendo de Gilmar Mendes fizeram 46 ligações via WhatsApp entre fevereiro e maio deste ano. Além disso, segundo o parlamentar, no dia em que Gilmar acatou o pedido da defesa de Aécio, o senador tentou ligar três vezes para o ministro e somente na quarta tentativa conseguiu contato, deixando nítida a violação do princípio da imparcialidade do julgador. 

Mais magro

Em palestra no Ibmec, em Belo Horizonte, ontem, Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, estava mais magro e mais à vontade. Proferiu palestra de pé e leu pouco o resumo que levou. Mas evitou a imprensa. Pegou carona com um professor para não responder aos questionamentos dos profissionais da mídia. Janot disse que é preciso política para resolver a crise política. A pergunta que ficou no ar: ele pretende contribuir na solução política, candidatando-se a uma vaga nas próximas eleições? 

Polêmica em Juiz de Fora

Procuradores da Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, podem ficar sem os honorários advocatícios em casos que envolvem acordos extrajudiciais e pessoas carentes. Projeto de lei em tramitação na Câmara propõe a isenção da cobrança de quem tem renda familiar de até metade do salário mínimo e deve ao município. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Juiz de Fora, é contra. Em nota, a entidade diz que “tomará todas as medidas cabíveis” para o insucesso do projeto.

Sem polêmica em Santos Dumont

O governador Fernando Pimentel (PT) entrega hoje a Medalha Santos Dumont a personalidades que se destacaram ou fizeram algo de relevante para o Estado. Ao contrário de outros eventos, em que polemizou na escolha dos agraciados (como João Pedro Stédile), desta vez, o governador fará diferente. A principal comenda será entregue ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), que Pimentel espera não tornar-se candidato a governador. Kalil também será o orador da cerimônia. Ainda recebem a homenagem o jornalista Mauro Tramonte, coronéis da Polícia Militar, o presidente da Light, Luis Fernando Paroli, o tributarista André Mendes Moreira, dentre outros.

Alta

A agência de classificação de risco Fitch, uma das três maiores do mercado global, anunciou a elevação da nota da Usiminas de CCC para B. Conforme a Fitch a justificativa é “apoiada em tendência de redução de endividamento e riscos de refinanciamento administráveis”. A agência cita ainda que houve avanços no conjunto de produtos da empresa, elevação de preços do aço e alguma recuperação na demanda brasileira.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por