Pimentel, Lacerda e Anastasia colados

21/03/2018 às 21:40.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:58

O governador Fernando Pimentel (PT), o ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o senador Antonio Anastasia (PSDB) devem credenciar-se os quadros com mais chances de levar o governo de Minas nas eleições deste ano. Essa é a leitura de marqueteiros e lideranças políticas, que já tem em mãos pesquisas qualitativas e quantitativas que mostram o cenário com maior clareza. Todos eles apostam na desistência de Rodrigo Pacheco (DEM). Na avaliação, Pacheco seria herdeiro de eleitores de Anastasia e tem proximidade grande com o senador. Poderia desistir para disputar o Senado. 

Mas existe um pequeno grupo, formado inclusive por quadros do PSDB, que acredita que Anastasia irá desistir, aos 45 minutos do segundo tempo, em prol de Pacheco. Com a saída de cena do senador Aécio Neves (PSDB), que deve disputar a Câmara ou ficar longe das urnas, o grupo de oposição não terá tantas dificuldades em se unir, com exceção de Lacerda. E isso poderá levar à desistência de Anastasia. É o que pensa esse pequeno grupo.

Voltando ao cenário com o senador tucano e sem Pacheco, a leitura é a de que haverá uma polarização entre tucanos e petistas, com foco na comparação entre as gestões. O PT tentará ligar a campanha de Anastasia aos escândalos de corrupção envolvendo Aécio. Mas tem telhado de cristal. Daí, será um Deus nos acuda de acusações. 

Lacerda apresentara-se como terceira via. Se conseguir consolidar um arco mínimo de alianças, até terá chances de chegar ao segundo turno. Nas pesquisas preliminares, ocupa nada menos que a segunda colocação, colado com Pimentel. O petista tem pouco menos que 20%. Já Anastasia, ovacionado por líderes da oposição, ainda está atrás de Lacerda. Quando a campanha começar, o cenário certamente poderá ser alterado. Vale lembrar que metade dos eleitores estão indecisos. Na política, não basta ser bom de largada. O que importa é a chegada. Manter uma boa partida é o principal desafio. 

Apesar de manter-se à frente em pesquisas feitas por diversos partidos, Pimentel é o candidato com maior índice de rejeição. Para um governador em reeleição, os percentuais não são nada bons. 

Em resumo: o desafio de Anastasia é descolar-se da gestão que ele participou como secretário (esteve com Aécio no primeiro e segundo mandato dele como governador). O de Pimentel é convencer o eleitor que as acusações do Ministério Público e da Polícia Federal são falsas e trazer para seu lado prefeitos e servidores insatisfeitos. Já Lacerda terá, primeiro, que conseguir partidos que o apoiem. Depois, mostrar ao eleitor que, apesar dos cabelos brancos, tem novas ideias. 

Newtão
Os jornalistas Pedro Blank e Guilherme Ítalo relatam a trajetória o caricato Newton Cardoso (ex-prefeito, ex-governador e ex-deputado) em uma biografia que será lançada na próxima segunda-feira na Assembleia Legislativa. Intitulada “Newton Cardoso - A verdade por trás da lenda”, a obra promete! 

BNDES
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Paulo Rabelo, desembarca hoje em Belo Horizonte para encontro com empresários. Ele fará exposição na Fiemg com o tema “BNDES: Visão Brasil 2035 - O país da virada será industrial”.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por