PT convida Josué para vice-presidente e Lula é aposta em campanhas

06/04/2018 às 21:42.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:13

O Partido dos Trabalhadores convidou o filho do ex-presidente José Alencar, Josué Alencar, para ser candidato a vice-presidente na chapa que terá na cabeça, possivelmente, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. 

O PT ainda trabalha com a hipótese de Lula ser o candidato, mas já elabora o plano alternativo. Em ambos os casos, a intenção é a de reeditar a aliança que sustentou as campanhas eleitorais vitoriosas do petista, mas com o filho de Alencar. 

Josué não disse que sim nem que não. Mas deixou o caminho aberto. Por isso, trocou o MDB pelo PR ontem. O MDB é o partido do presidente Michel Temer, por motivos óbvios, rompido com o PT nacional. No entanto, em Minas, as duas legendas caminham juntas.

Josué até sondou o PRB, mas sentiu que não teria a mesma desenvoltura dentro da sigla como no PR. 
Aliados acreditam que o filho de José Alencar será candidato a vice-presidente, mesmo que em uma chapa que não seja a do PT. Ele já havia declarado, anteriormente, que toparia uma empreitada com o amigo empresário, Flávio Rocha. 

Josué tem ainda um outro cenário, que seria a candidatura ao Senado. Está descartada a possibilidade de ele ser vice do governador Fernando Pimentel (PT). A vaga pode ser ofertada a Jô Moraes, do PCdoB, como recompensa por abrir mão da pré-candidatura ao Senado em favor da ex-presidente Dilma Rousseff. 
O dia de ontem foi de mudanças no quadro eleitoral, que, apesar das alterações, segue ainda indefinido. 

Lula

O mandado de prisão contra o ex-presidente Lula trará um lado positivo para campanhas petistas. Foi a avaliação de lideranças da legenda. Claro que todos preferiam Lula solto e nos palanques regionais. 

Mas, preso, também terá a imagem amplamente explorada. Petistas devem tratar Lula como uma espécie de mártir, como Martin Luther King. O discurso será entoado pelos principais candidatos do partido, como Fernando Pimentel e Dilma Rousseff. Aliás, Dilma e Pimentel deixaram a capital mineira, na tarde de ontem, e seguiram para São Bernardo do Campo, prestar solidariedade ao companheiro. 

Temor

A pré-candidatura de Dilma ao Senado provocou temor entre alguns tucanos. O senador Aécio Neves estava inclinado a disputar uma vaga na Câmara Federal. Mas correligionários temem que ele mude de ideia.


Pesquisas

Antes de decidir disputar uma vaga ao Senado por Minas, o PT realizou pesquisas de intenção de voto com o nome de Dilma em dois estados do Nordeste e em Minas. Ela liderava em todos eles, com folga maior no Nordeste. Mas Dilma preferiu Minas, pela história que teve aqui. 

Para relaxar

O Minas Tênis Clube II, no Mangabeiras, abrigará a exposição “Nascente” da artista Raissa Andrade a partir da próxima segunda-feira. “Quando vejo trabalhos artísticos baseados em sustentabilidade, é como se a morte deixasse de existir. Manter vivos e utilizáveis materiais considerados dispensáveis me traz uma paz indizível. Apesar de já ter uma pintura abstrata, em que a paisagem sempre se mostrava, eu não tinha a consciência do que me movia”, diz a artista.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por