Alagoa realizará a 10ª Edição do Festival do Queijo e Azeite

Azeite-se / 09/06/2019 - 06h00

A cidade de Alagoa faz parte do circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira e da Região do Caminho Velho da Estrada Real em Minas Gerais. A região começou a ser povoada em 1730 com a extração de ouro e a pequena cidade, com cerca de 2,7 mil habitantes, teve origem na existência de uma grande lagoa que foi esvaziada pelos bandeirantes para exploração de ouro e pedras preciosas. 

A cidade preserva as características dos tradicionais municípios do interior de Minas. A principal fonte de renda dos moradores é a agropecuária, e a fama se dá pelos tesouros gastronômicos: os deliciosos queijos, certificado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), muitos premiados em concursos internacionais e que carregam histórias, pois era um dos alimentos que os tropeiros vendiam nas cidades vizinhas; e o azeite de oliva, que também ganhou espaço e notoriedade na região e recebeu prêmios internacionais pela qualidade.

A cultura do queijo e do azeite se mistura à cultura da cidade. Prova disso é a rota do sabor do Queijo e do Azeite criada para que os visitantes possam conhecer a fazendas o modo como são produzidos. 

Para comemorar esses alimentos tão emblemáticos da cidade, a prefeitura realiza todos os anos o Festival do Queijo e Azeite de Alagoa, que tem como objetivo a divulgação, venda e incentivo à valorização da arte de produzir o queijo artesanal de leite cru e o azeite extravirgem em território da cidade de Alagoa.

A 10ª Edição do Festival do Queijo e do Azeite acontecerá de 19 a 23 de Junho de 2019 no Centro de Eventos e Parque de Exposição com programação diversificada. Minha dica é aproveitar o feriado de Corpus Christy e prestigiar o festival. Aproveite e prove os queijos que acabaram de receber premiações da França e o azeite, que acabou de receber uma premiação na Espanha.

Programação oficial 2019

Na quarta-feira, dia 19, é a abertura oficial, às 20h, no Centro de Eventos; em seguida a abertura da Mostra Gastronômica, no Parque de Exposições. Às 21h, show com a Banda Senso Folha. No dia 20, às 14h, palestra/oficina. Às 20h30h, Mostra Gastronômica. A partir das 21h, show com a Banda Aphocalipsy.

Na sexta-feira, às 14h, Palestra/Oficina. Às 20h, Concurso de Queijo (1kg Tradicional) no Centro de Eventos. A partir das 21h, show com a Banda Versão Contrária. No sábado, 22, às 8:30 e 11:30 saída para Rota do Sabor. Às 14h, palestra/oficina. No mesmo dia, às 19h, Concurso de Queijo (5kg maturado). A noite termina com Show da Dupla Maurício e Mauri.

O último dia da festa, domingo (23), terá e ncontro de Bandas às 09hs. A Mostra Gastronômica começa às 10h. Às 13h, show com a Banda Aphocalipsy e às 17h, encerramento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários