Azeite em sobremesas

Azeite-se / 26/05/2019 - 06h00

Por influência de imigrantes europeus, o azeite está presente em várias receitas brasileiras. Tendo muito a oferecer em sabor, é um produto versátil, podendo ser usado em saladas e sobremesas (Experimente uma bola de sorvete com um fio de azeite e se surpreenderá. E goiabada com azeite? Fica deliciosa essa combinação, além de ser polivalente quando o assunto é saúde, principalmente por ser considerado uma gordura saudável, rica em antioxidantes e vitamina K).

O azeite é um alimento importante desde a era paleolítica e carrega uma cultura milenar. Base da dieta de países mediterrâneos, é amplamente consumido em receitas salgadas e doces (gregos chegam a consumir 21 litros por pessoa/ano). 

Com os sabores intenso, frutado, suave, doce, amargo e picante, são versáteis e devemos explorar isso nas receitas. Por se tratar de ingrediente que proporciona forte influência no resultado final das preparações, não podemos utilizá-lo sem uma escolha cuidadosa. Para as receitas mais leves prefira azeites mais suaves, frutados. Para ingredientes mais fortes, prefira os mais encorpados e de sabor mais intenso. 

Na casa da minha avó Eron nunca faltou azeite, e para o café, aos domingos, sempre tem bolo, receita que aprendeu com a mãe dela. Receita de influência inglesa datada no caderno escrito à mão, com letras cursivas, já amarelado pelo tempo, de 1927, e que passa de geração em geração:

Bolo com Azeite da Vó Eron

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar mascavo
3 xícaras de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 
2 colheres de sopa de fermento em pó
3 ovos
1 colher de chá de noz moscada e 1 de canela em pó
30g de uva passas
Raspa de laranja a gosto

Modo de Preparo:
Das 3 xícaras de açúcar, utilizar uma xícara e fazer uma calda de pudim. Reserve. Bata os ingredientes juntos, menos a uva passa, até formar massa homogênea e líquida. Acrescente a calda feita com o açúcar, a uva passa e misture rapidamente a massa. Em forma untada com azeite e farinha de trigo, leve-a ao forno pré-aquecido a 180C por 40 minutos. Azeite-se!

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários