Bolo com azeite

19/05/2018 às 15:17.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:57

Por influência dos imigrantes europeus, o azeite está presente como ingrediente em várias receitas brasileiras. Tendo muito a oferecer em sabor, é um produto versátil, podendo ser usado tanto em saladas quanto em sobremesas (sim, não se espante! Experimente uma bola de sorvete com um fio de azeite e se surpreenderá!), além de ser polivalente quando o assunto é saúde –gordura saudável, rica em antioxidantes e vitamina K.

O azeite é um alimento importante desde a era paleolítica e carrega consigo uma cultura milenar. Base da dieta de países mediterrâneos, pode ser produzido a partir das mais de 260 variedades de azeitonas existentes. Com sabores intenso, frutado, suave, doce, amargo e picante, trazem características das azeitonas das quais foram feitos, da essência de seu território e de como foram armazenados.

A Espanha é, ao lado da Itália e da Grécia, um dos três maiores produtores de azeites do mundo. No Brasil, já começamos a produzir bons azeites, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, na Serra da Bocaina, divisa de São Paulo e Rio, além de áreas da região do sul do país.

“Com o azeite de oliva, frite as rodelas de cebola e o alho até ficarem bem douradinhos”, já dizia minha vó, Eron. Um perfume exala por toda a cozinha. Estava formada a base que serviria para massa, carne, pescado ou simplesmente para molharmos uma fatia generosa de pão e nos deliciarmos.
Na casa dela nunca faltou azeite. Para o café, aos domingos, sempre tem um bolo, feito com azeite, que minha avó aprendeu com a mãe dela. Uma receita de influência inglesa datada no caderno escrito, a mão, com letras cursivas, já amarelado pelo tempo, de 1927. Uma receita que passa de geração em geração na minha família e que compartilho com vocês:

Bolo com Azeite da Vó Eron
 

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar mascavo
3 xícaras de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa azeite (extra virgem de preferência!)
2 colheres de sopa de fermento em pó
3 ovos
1 colher de chá de noz moscada ralada
1 colher de chá de canela em pó
30g de uva passas
Raspa de Laranja a Gosto

Modo de Preparo:
Das 3 xícaras de açúcar, utilizar uma e fazer uma calda de pudim. Reserve. Bater todos os ingredientes juntos, menos a uva passa, até formar uma massa homogênea e liquida. Acrescentar a calda feita com o açúcar, a uva passa e misturar rapidamente a massa e levá-la, em uma forma untada com azeite e farinha de trigo, ao forno pré-aquecido a 180C por 40 minutos.

Logo você sentirá o cheiro bom que surgirá na sua cozinha. Faça um café para acompanhar. Bom e azeitado café da tarde!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por