Yes, nós temos azeite brasileiro!

14/06/2018 às 16:49.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:36

Você já provou um azeite nacional? Não fique tímido, caso a resposta seja negativa! É normal, quando pensamos em comprar um azeite de oliva, procurarmos marcas importadas espanholas, portuguesas, italianas, chilenas. E assim nem percebemos que existem rótulos nacionais na prateleira do supermercado.

Em 2018, o Brasil comemora dez anos da primeira extração de azeite extra virgem feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, município pioneiro na olivicultura no país.

Nessa última década, a produção se estendeu para regiões do Sul e do Sudeste do país e, por se tratar de uma cultura nova no Brasil, ela ainda está em adaptação, mas com números surpreendentes de crescimento.

Em 2018, segundo o Ibraoliva (Instituto Brasileiro da Olivicultura), estima-se que sejam produzidos 150 mil litros de azeite de oliva no Brasil, 42% a mais que no ano passado. 

Os trabalhos de melhoramento genético e seleção natural já renderam o desenvolvimento de oito cultivares brasileiras, uma delas, a conhecida como “Maria da Fé”, que é derivada das primeiras árvores trazidas da Europa, em 1937. 

O Brasil produz azeites de oliva de excelente qualidade e com uma vantagem: chegam frescos e em um intervalo curto após a sua extração na casa do consumidor e com características sensoriais de amargor e picância distintas às de outras regiões produtoras mundiais. Um azeite com aroma frutado, herbáceo e com o máximo de sabor.

Yes, nós temos azeite brasileiro e precisamos incentivar o consumo desse produto. Você pode prová-lo com os tradicionais pratos, como em bacalhau e em saladas, mas também com chocolates e até sorvete –usando o azeite como cobertura. Os mais de 200 olivicultores distribuídos em mais 85 municípios nacionais agradecem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por