Então, é Natal!

24/12/2017 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:25

Natal é uma data especial celebrada entre família e amigos. Talvez por esse motivo, algumas pessoas se sentem tão confortáveis e à vontade, que deixam passar algumas regrinhas de etiqueta e bons modos durante a ceia. Para não fazer feio e cometer gafes durante as celebrações, é importante prestar atenção em alguns pontos:

Presentes: Você não precisa presentear todos os convidados. Leve presente para os anfitriões e para as crianças. Ao receber um presente, se houver cartão, abra e leia o cartão, antes do presente.

Muitas pessoas recebem um presente e o guardam para abrir depois, isso é um grande erro de etiqueta. Ao receber um presente, abra-o imediatamente e seja gentil e grato com quem te presenteou.

Ceia: Se a dona da casa não sugeriu que os convidados levem pratos ou sobremesas para a ceia, não leve, nem por gentileza. Essa gentileza pode virar uma gafe. A anfitriã provavelmente pensou em um cardápio específico e possivelmente escolheu vasilhas e louças de acordo. Se você chegar com alguma comida ou sobremesa que não tenha nada a ver com o menu, pode gerar constrangimento.

Traje: O Natal é uma data especial e importante, nada de usar bermuda e chinelo. Vista-se confortavelmente, mas observe o grau de formalidade do evento e das pessoas que irão recebê-lo. 

Circulação: Não comece a aproveitar a festa e conversar com amigos, sem antes cumprimentar os anfitriões. Também não entre na cozinha se não for solicitado. Os convidados devem circular apenas nas áreas sociais, respeitando a privacidade dos donos da festa.

Assuntos polêmicos: Evite temas fortes e polêmicos em confraternizações como o Natal, que é um evento que sugere paz e tranquilidade. Assim você não corre o risco de chatear outros convidados e criar um clima chato ou constrangedor.

Acompanhantes: Jamais leve qualquer acompanhante sem avisar com antecedência aos anfitriões, que provavelmente prepararam lugares certos e quantidade de comida para o número de convidados. Se for um caso pontual, por exemplo, um hóspede que chegou de última hora na sua casa, comunique aos donos da festa e mesmo assim, não se ofenda com uma eventual negativa.

Seja gentil: O espírito natalino nos propõe momentos de amor e consideração com as pessoas. Deseje Feliz Natal a todos os presentes olhando nos olhos, seja educado, atencioso e sincero. E tente levar isso para todos os outros dias do ano. Feliz Natal!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por