Filmes do Festival Varilux que você não pode perder

10/06/2016 às 20:20.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:50

O já tradicional Festival Varilux de Cinema Francês chega a Belo Horizonte em mais uma temporada de exibições. Até o dia 22 de junho, o evento, que já é considerado a mais tradicional mostra de produções francesas no Brasil, exibirá os melhores filmes franceses do final de 2015 e início de 2016 em 50 cidades brasileiras. 

Pela primeira vez, o festival terá duração de duas semanas, o que significa mais tempo para se programar entre as exibições. Na capital mineira o festival distribuirá as exibições entre os seguintes cinemas: Cinemark BH Shopping, Escola Belas Artes da UFMG, Cine Belas Artes, Net Cineart Ponteio e Museu da Imagem e do Som (MIS Santa Teresa). 

Vejamos abaixo alguns destaques da programação. Os locais e horários de exibição (muito variados), podem ser acessados na página do festival, pelo site variluxcinefrances.com.

Lolo, o filho da minha namorada
Comédia com Julie Delpy, Dany Boom e Vincent Lacoste. O longa narra a história de um casal (Jean e Violette) que luta para ficar juntos em Paris, apesar das adversidades, e de Lolo, filhinho querido de Violette, disposto a tudo para destruir o casal e conservar seu lugar de favorito.

Abril e o mundo extraordinário
A animação foi premiada no mais importante festival de animação do mundo, o Festival de Annecy. A história se passa em 1941, mas em um contexto diferente do que conhecemos nos livros de História. Em um mundo onde não há nada de moderno, Abril embarca em uma jornada em busca de seus pais. Com ajuda de um gato falante e de um jovem amigo, enfrentará os perigos e mistérios deste mundo extraordinário. 

Chocolate
O longa conta com Omar Sy, ator que protagonizou outro sucesso francês, “Samba”, que esteve neste festival no último ano. Neste filme, interpreta Chocolat, o primeiro artista circense negro da França, e sua história ao lado do amigo Footit, com quem fez imenso sucesso na Paris da Belle époque. O filme retrata a história deste extraordinário artista.

Flórida
Este longa marca o encontro de ícones do cinema francês, como Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain e Anamaria Marinca. Narra a história de Claude Lherminier, de 80 anos, que recusa a admitir sua condição limitada, e vive em atrito com sua filha mais velha, que sofre ao cuidar do pai. Contra tudo e contra todos, Claude viaja à Flórida sem contar a ninguém qual o motivo da decisão repentina.

Meu Rei
Este traz a presença do celebrado Vincent Cassel. A película narra a vida de Tony, que, após um ferimento no joelho, muda-se para o sudoeste francês pra fazer um tratamento adequado. Além disso, Tony amarga um relacionamento ruim com Georgio, homem violento e possessivo com quem tem filho. A narrativa mostra a evolução da personagem, que aprende aos poucos a se defender do marido.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por