Outubro Rosa Pet

13/10/2021 às 16:22.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:03

O câncer é uma doença que aflige não só humanos, mas também nossos seres de quatro patas. Em outubro, a campanha de conscientização para diagnóstico e prevenção da doença deve ser lembrada também para os cães e gatos, uma vez que o câncer de mama atinge quase metade dos pets não-castrados. Portanto, com o Outubro Rosa, atente-se não só à própria saúde, mas também à dos amigos de estimação. Assim, ofereceremos a qualidade de vida necessária para que possam ter saúde por muitos anos.

A causa do câncer de mama é multifatorial, envolvendo a participação de componentes genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais. Além disso, o crescimento desordenado das células mamárias também pode ser o motivo pelo qual o câncer se desenvolve. O segredo é levar o pet ao veterinário para um check-up periodicamente. Assim, além de câncer, o especialista pode verificar possíveis predisposições patológicas e tratá-las o quanto antes.

Principais sintomas de câncer de mama em animais:

- Inchaços;
- Caroços na região das mamas ou próximo a elas;
- Dores;
- Presença de secreções.

Assim como nos humanos, existem algumas opções de tratamento além do cirúrgico para animais. Remédios quimioterápicos são utilizados e causam nos pets os mesmos efeitos que nos humanos, como quedas de pelo, crises de enjoos, diarreia e até vômito. Dependendo do grau de avanço do câncer, é necessário realizar a mastectomia, resultando na retirada de uma mama ou de todas.

A castração reduz em mais de 90% a possibilidade de cães ou gatos sofrerem com o surgimento de tumores e do câncer em si. As fêmeas castradas antes do primeiro cio apresentam apenas 0,05% de chances de desenvolver a doença. Após esse período, as chances aumentam entre 8% e 25%, ou seja, caso não haja a intenção de procriar, a
principal orientação é que os tutores as castrem o quanto antes. Mesmo que sinta um caroço do tamanho de um grão de arroz, procure rapidamente um profissional de confiança.

Confira dicas para prevenção de tumores mamários em pets:

- Leve seu pet regularmente ao médico-veterinário;
- Converse com o profissional para a castração o mais cedo possível;
- Evite administrar anticoncepcional ao pet;
- Apalpe e acaricie o animal frequentemente para identificar nódulos;

Em suma, fique atento ao emagrecimento acentuado e sem motivo; sangramentos inexplicáveis; dificuldade em mastigar ou deglutir; odores incomuns; feridas que não cicatrizam; dificuldades para respirar, urinar ou evacuar; e nódulos pelo corpo.

Por fim, lembre-se: castrar é, sobretudo, um ato de amor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por