5 habilidades indispensáveis para um líder na crise

16/05/2020 às 08:05.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:31

Marcos Yabuno Guglielmi, coach empresarial certificado da ActionCOACH, destaca as 5 habilidades indispensáveis para um líder na crise:

#1 - Inteligência emocional: Ninguém está feliz com as consequências que a pandemia irá trazer no curto, médio e longo prazos. Mas, o momento pede cautela e atitudes firmes. Deixar-se abater, reclamar ou tentar minimizar o problema não irá te ajudar a resolver a situação. Portanto, é importante ter inteligência emocional para saber administrar os sentimentos e tomar as decisões que menos prejudiquem os negócios. É preciso buscar um equilíbrio entre razão e emoção para decisões mais assertivas.

#2 - Mente aberta às mudanças: Estamos vivendo um momento de profundas transformações e quem se mantiver resistente, fugindo das mudanças, certamente irá ficar para trás. O líder precisa saber ouvir atentamente não só os seus clientes, como também seus colaboradores, fornecedores e até concorrentes. Muitos modelos de negócios deixarão de existir, outros irão se reestruturar. Quanto antes os movimentos forem identificados e incorporados pela empresa, melhor.

#3 - Feedback constante: Se é preciso saber ouvir, também é preciso saber falar na hora certa. Com a equipe em home-office, muitos líderes simplesmente esquecem de dar feedback. Sem a presença física constante e a falta de uma liderança presente (ainda que virtualmente), é possível que os colaboradores se sintam perdidos e desmotivados, reduzindo assim a produtividade. O momento pede feedback em tempo real.

#4 - Capacidade de adaptação: Darwin já dizia que não são os melhores ou mais fortes que sobrevivem e sim aqueles que melhor se adaptam. A capacidade de adaptação somada a resiliência torna-se fundamental para a construção de cenários mais otimistas. Ficar lastimando pelo ocorrido não resolve. O jeito é arregaçar as mangas e trabalhar em prol do próximo passo.

#5 - Visão de negócios: O líder sabe que sua equipe espera que ele seja um profissional com grande visão de negócios. Nesse momento, essa habilidade ganha uma relevância ainda maior, visto que ele precisa enxergar caminhos em um ambiente incerto e complexo.

O momento é desafiador, mas reserva boas oportunidades para os que estiverem preparados. Se desapegar do que já não funciona mais e se abrir ao novo é fundamental nesse momento. Quem estiver preparado, vai se dar bem. Quem não estiver, vai ter que correr contra o tempo e pedir ajuda. Tentar responder perguntas novas com respostas velhas, simplesmente não irá funcionar. Bem-vindo ao novo mundo, bem-vindo a Era D.C. - Depois do Coronavírus.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por