Movido pela paixão da Itália para BH

Cristiano Lopes / 10/03/2018 - 06h00

Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano, é o autor da seguinte frase: “Temos de nos tornar na mudança que queremos ver”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória de vida do italiano Fabrizio Testi, que depois da crise europeia de 2008 resolveu mudar os rumos da sua vida e fixou residência em Belo Horizonte, onde decidiu empreender e abrir o seu próprio negócio, a A+Aprender+.

Fabrizio Testi nasceu em Gênova e viveu até os 30 anos de idade em Milão. É graduado em Ciências da Educação e Processos Formativos para Adultos, com mestrado em Formação de Adultos, RH e Consultoria para Empresas na Universidade Milão-Bicocca.

Começou a trabalhar aos 18 anos de idade na High Consulting, empresa de treinamento e consultoria empresarial, exercendo as funções de apoio nas aulas, comercial, docente,  até se tornar o responsável pela unidade. Aos 24, atuou numa empresa de Assessment Skill Development.

Quando finalizou o mestrado, Fabrizio não  teve o seu projeto renovado em virtude da crise econômica de 2008 que atingiu a Europa, especialmente Portugal, Espanha, Grécia e Itália. Assim sendo, decidiu procurar outros horizontes e estímulos no exterior, pela falta de perspectiva em seu país. Nesse momento, iniciou as pesquisas em relação aos lugares possíveis para se mudar, e suas preferências estavam direcionadas para o Canadá, Austrália e Brasil.

Uma das oportunidades selecionadas foi participar de um edital financiado pela Comunidade Europeia com destino ao Brasil. O certame contou com 180 pessoas inscritas, sendo que foram selecionados apenas cinco candidatos para a etapa final e três deles conseguiram cumprir a burocracia exigida – e o Fabrizio foi um deles. Em 2013, partiu de Milão para Ibotirama, interior da Bahia, onde desenvolveu o projeto durante três meses e se apaixonou pelo Brasil. Além disso, percebeu que o país tinha a possibilidade de absorver sua mão-de-obra especializada. Em 2014, voltou duas vezes ao Brasil, chegando em Belo Horizonte, para exercer a função de assessoria a um consultor da FIEMG que atuava na área de projetos e parcerias internacionais, na relação binacional entre a Itália e o Brasil.

Após vivenciar as experiências em BH, Fabrizio Testi decidiu se instalar definitivamente na capital mineira e criar a sua própria empresa: A+Aprender+. O negócio é focado na maior paixão do professor italiano, técnicas avançadas de aprendizagem: técnicas de memorização criativa, mapas mentais, leitura dinâmica e concentração. Os cursos são ofertados em módulos de 12 a 24 horas e são direcionados para estudantes e profissionais que queiram aprimorar as ferramentas mentais ligadas à aprendizagem. Além disso, são organizadas turmas particulares e em formatos sob-medida para empresas e instituições de ensino. Os interessados poderão acessar a A+Aprender+ no site: www.tecnicasaprendermais.com.br e nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Fabrizio Testi deixa uma mensagem para as pessoas que desejam empreender no Brasil: “Em período de crise, se o seu percurso profissional não te levar à prosperidade econômica, faça uma análise interior e siga a sua paixão” e complementa “a paixão nos desafia e nos mantêm vivos”. #FabrizioTesti #Itália #italianoemBH

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários