O boia-fria que virou locutor

26/11/2021 às 16:34.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:20

Gabriel García Márquez, escritor e jornalista colombiano, é o autor da seguinte frase: “A vida é uma sucessão contínua de oportunidades”. E esse pensamento tem relação direta com a trajetória de vida do Zé Marcena, o boia-fria que virou locutor.

José Adão de Marcena, conhecido popularmente como Zé Marcena, nasceu em Santa Cecília do Pavão (PR), mas foi criado desde os seis anos de idade em Salto Grande (SP). Oriundo de uma família muito simples, começou a trabalhar como cortador de cana aos 13 anos. Na lavoura, trabalhou como boia-fria atuando ainda como catador de algodão e capinador de roça até os seus 24 anos de idade.

Em 1997, o empreendedor Donizete da Silva Jardim, proprietário da rádio Esperança do Vale, ficou sabendo da voz aveludada do então boia-fria e o convidou para fazer um teste de locução. A experiência deu certo e Donizete Jardim foi o responsável para que o ex-boia fria largasse o campo para conquistar seu primeiro emprego na cidade. Dessa forma, Zé Marcena fez sua estreia como apresentador do programa Coração Sertanejo, um programa da emissora dedicado aos maiores sucessos sertanejos da época. 

Zé Marcena tinha o sonho de construir sua carreira utilizando sua voz, mas não tinha condições financeiras de investir em um estudo formal. Foi aí que teve a ajuda do empresário José Nascimento, proprietário da empresa Móveis Santa Luzia, localizada na cidade vizinha de Ibirarema, que pagou integralmente um curso de radialista locutor no Senac. Era o impulso que faltava para a carreira desse talento. A partir daí, Zé Marcena tornou-se um locutor ícone da sua região, com sua marcante voz “firme e forte”. 

Em 2005, foi eleito vereador pela primeira vez em Salto Grande, cargo que ainda ocupa, pelo quarto mandato. Atualmente, Zé Marcena é apresentador de festivais de viola, tendo percorrido mais de 50 cidades em quatro Estados do Brasil. O apresentador é um estudioso da cultura literária sertaneja e um defensor das raízes sertanejas. Ele ainda continua atuando como locutor na rádio Divisa FM, na cidade de Ourinhos, com seu programa Campo, Churrasco e Viola, todos os sábados, das 14h às 17h, programa líder de audiência na região. 

Zé Marcena, que é eternamente grato a toda a população de Salto Grande, deixa uma mensagem para quem deseja empreender no Brasil: “Nunca desista dos seus sonhos”, e complementa: “acredite em você e tenha Deus contigo em todos os momentos da vida”. #ZéMarcena #oboiafriaqueviroulocutor

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por