Pesquisa indica permanência de escritórios físicos

31/07/2020 às 19:30.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:10

A adoção do modelo de home office em virtude da pandemia tem levantado uma série de questionamentos sobre o futuro do trabalho presencial nos escritórios. Um relatório divulgado pela Microsoft, no entanto, indica que a tendência é que escritórios físicos continuem a existir e que o trabalho do futuro caminhe para ser uma mistura fluida de colaboração pessoal e remota.

De acordo com o relatório da Microsoft, realizado com trabalhadores de todo o mundo, cerca de 82% dos gestores entrevistados esperam ter políticas de trabalho remoto mais flexíveis no cenário pós-pandemia. Enquanto isso, 71% dos funcionários e gestores relataram o desejo de continuar trabalhando em casa, pelo menos parcialmente.

Ainda assim, muitos profissionais afirmaram que a falta de infraestrutura para o trabalho em casa pode ser um grande obstáculo. Quase 60% dos entrevistados disseram que se sentem menos conectados aos seus colegas quando estão trabalhando remotamente. Na China, por exemplo, esse percentual é de 70%. Além disso, 35% dos entrevistados possuem um escritório dedicado em casa e apenas 5% vivem sozinhos.

O relatório “The Future of Work”, desenvolvido pela Microsoft, combina insights de três fontes: tendências sobre como nossos clientes usam as ferramentas Microsoft; resultados da pesquisa de Harris Poll com mais de 2 mil trabalhadores remotos em seis países; e conclusões de mais de 30 projetos de pesquisa por meio da Microsoft que procuraram entender a experiência dos trabalhadores remotos atualmente via enquetes, entrevistas, estudos diários, grupos focais, e estudos do cérebro humano.

Um dos itens de destaque da pesquisa se refere ao grande número de reuniões que acontecem diariamente através do Microsoft Teams. Em junho/2020 foi constatado um novo recorde diário de 2,7 bilhões de minutos de reuniões em um dia, um aumento de 200% em relação a 900 milhões de minutos, estatística de março de 2020.

A pesquisa na íntegra poderá ser acessada gratuitamente através do link: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/work-productivity-trends-report
A Microsoft está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem. 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por