Seis tendências de comunicação e marketing para 2022

30/12/2021 às 18:59.
Atualizado em 04/01/2022 às 00:16

A pandemia mudou o cenário e está cada mais difícil jogar esse “novo jogo empresarial”. Talita Scotto, diretora da Agência Contatto (Instagram: @agenciacontatto), apresenta as seis tendências de comunicação e marketing que podem auxiliar as estratégias da sua empresa para 2022:

1) A volta dos eventos presenciais e o formato híbrido: os eventos online foram bem-vindos durante a pandemia e houve um grande avanço neste quesito, mas o presencial pode ganhar força em 2022. Para o próximo ano, de acordo com a Ubrafe - União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, a expectativa é de realização de 700 feiras e eventos de negócios no Brasil.

2) Publicidade autêntica: para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a publicidade tradicional não impacta mais. Estes dados são do Think With Google e mostram que autenticidade é a melhor forma de engajar as marcas com a geração Z. Como destaque vemos o crescimento do TikTok e o interesse pela presença de marcas que enxergam nos influenciadores e na capacidade dos aplicativos o melhor caminho para levar sua comunicação para um público que quer algo cada vez mais próximo do real. Ser espontâneo, ter bom-humor e possuir uma estratégia interessante para o CTA (Call To Action) podem conduzir marcas ao sucesso.

3) Produção de conteúdo: Parece mais do mesmo, mas a criação de conteúdo se tornará ainda mais importante quando falamos de gerar interesse em meio a consumidores cada vez mais conectados. Se estamos mais grudados nas telas, reter atenção é mais desafiador. Portanto, criar conteúdo multiplataforma é ainda mais necessário e isso não significa que eles devam ser iguais, mas sim, que possam engajar dentro do formato de cada plataforma. Isso também envolve co-criação com influenciadores.

4) Canal exclusivo de comunicação e captação de dados: acessar o consumidor pode ser tornar ainda mais difícil no futuro, isso porque até 2023 o Google pode deixar de rastrear os cookies, que são fundamentais para campanhas de marketing e remarketing. Desta forma, o mercado ainda aguarda um substituto aos cookies, mas também já pode se adiantar para criar estratégias de comunicação exclusivas com o seu cliente. Pensar em canais exclusivos de relacionamento como portais, blogs e landing pages próprios para relacionamento com o cliente e captação de dados (desde que adequados à LGPD) é uma saída. A partir daí, nutrir estes leads com qualidade é o próximo passo para ganhar autoridade criando uma comunicação eficiente nos canais digitais.

5) Influenciadores digitais: para o Influencer Marketing, 82% das pessoas acreditam na opinião de influenciadores digitais e eles continuam como interlocutores importantes na comunicação, visibilidade e conexão entre marcas e consumidores. A Satiko, persona/influenciadora digital da apresentadora Sabrina Sato, é um exemplo recente das novas experiências que o marketing de influência pode proporcionar. Mais conteúdos e mais oportunidades de negócios.

6) Programa de assinaturas para “tudo”: se você já foi impactado por diversos planos para assinar algo que gosta, prepare-se porque a tendência é que, cada vez mais, haja uma crescente nas assinaturas, especialmente em plataformas de streaming. Com mais público consumindo o que realmente gosta, a publicidade também tende a migrar da mídia tradicional para ambientes em que já conhece seu cliente e pode entregar uma comunicação mais customizada e assertiva.

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