Um jordaniano brasileiro no mundo do turismo

15/06/2018 às 17:57.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:38

Henry Ford, empreendedor estadunidense e fundador da Ford Motor Company, é a autor da seguinte frase: “O grande segredo de uma boa vida é encontrar qual é o seu destino. E realiza-lo”. E este pensamento tem relação direta com a trajetória do guia de turismo Rami Assi, um jordaniano brasileiro que realiza sonhos no mundo do turismo.

Rami Juma Mohammad Assi nasceu em Zarqa (Jordânia), e aos três anos de idade se mudou com a família para Florianópolis (SC). Foi alfabetizado no Brasil e aos 17 anos de idade regressou com os familiares para a Jordânia. Apesar de ser árabe “legítimo”, ao voltar para a Jordânia, precisou aprender o idioma pátrio e se adaptar aos hábitos, usos e costumes da cultura árabe. E isso demorou quatro anos.

Rami Assi é formado em Turismo e Antiguidade e concluiu o curso de guia de turismo para se tornar um profissional habilitado no acompanhamento de grupos de turistas pela Jordânia. Em 2011, se tornou guia de turismo oficial do seu país e deu o start em sua trajetória profissional. Nesses oito anos de caminhada, já conduziu grupos do Brasil, Portugal e Moçambique no idioma português; Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e China no idioma inglês e Espanha e países da América Latina no idioma espanhol. Durante o ano, em média, Rami Assi trabalha 300 dias e guia aproximadamente 80 grupos de turistas, sendo que mais de 90% dos visitantes são oriundos do Brasil. O guia de turismo jordaniano atende as principais operadoras turísticas do Brasil, com destaque para a Queensberry Viagens e a Terra Santa Turismo.

A Jordânia, país recém-descoberto para o turismo mundial, está se destacando fortemente no panorama internacional em termos de receptivo, possuindo atrativos de caráter religioso, histórico e cultural. Os principais destinos explorados pelas operadoras turísticas são: Petra – cidade que é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985 e nomeada uma das sete maravilhas do mundo moderno; Jerash (Gerasa) – uma das cidades típicas romanas mais bem conservadas do mundo; Mar Morto – ponto com a altitude mais baixa do planeta com menos 450 metros; Deserto de Wadi Rum – conhecido como Vale da Lua e considerado o deserto mais bonito do mundo; Monte Nebo – o monte sagrado de onde Moisés avistou a Terra Santa; Madaba – cidade onde foi encontrado o primeiro mapa de mosaico da Antiga Palestina; Aqaba – local onde está localizado o Mar Vermelho e Amman – capital do país e uma das cidades mais modernas do Oriente Médio.

Rami Assi, que também é um dos representantes oficiais da Embaixada do Brasil na Jordânia, deixa uma mensagem para as pessoas que desejam empreender: “Não desista daquilo que você sempre sonhou” e complementa “torne o seu próprio sonho realidade”. #RamiAssi #guiadeturismo #Jordânia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por