Como a mente atrapalha o emagrecimento e como os óleos essenciais podem ajudar

28/10/2021 às 09:46.
Atualizado em 31/01/2022 às 00:01
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Já faz algum tempo que a medicina tem se rendido aos efeitos das terapias integrativas no tratamento de doenças, sejam elas do corpo ou da mente.

Com o emagrecimento, não é diferente. Afinal, não é segredo que as emoções influenciam diretamente nesse processo, podendo dificultar ou até mesmo impedir a perda de peso. 

As práticas integrativas são terapias naturais que cuidam do ser humano como um todo: mente, corpo e espírito.

A aromaterapia, por exemplo, estimula várias sensações no nosso cérebro. 

Dependendo da planta, o cheiro dos óleos essenciais age de forma diferente no nosso sistema límbico, podendo influenciar na sensação de fome ou saciedade, ansiedade ou relaxamento e até mesmo na nossa disposição de mudar hábitos.

Neste vídeo, o médico Jean Eldin explica por que muitas pessoas têm dificuldade de emagrecer. E a dra Tathiane Pitaluga, naturóloga e especialista em medicina chinesa, fala um pouco sobre como lidar com as emoções nesse processo. Segundo ela, na medicina chinesa, vontade de comer doce está relacionada à necessidade de afeto - leite materno tem sabor quente e adocicado, está ligado à mãe, acolhimento, carinho.

Veja abaixo algumas dicas de óleos essenciais que ajudam no emagrecimento. As moléculas de cada aroma se conectam a receptores no nariz e depois são interpretadas pelo cérebro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por