Ano de oportunidades para os concurseiros de plantão

16/01/2018 às 20:35.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48

O país deve viver neste ano o boom dos concursos públicos, reduzidos nos últimos quatro anos devido à crise econônica que levou, inclusive, a taxa de desemprego à casa dos 14 milhões de desocupados. A Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso (Anpac) projeta a abertura de 162 mil vagas, mais que o dobro do ano passado, quando foram ofertadas 73 mil oportunidades no mercado, e a maior quantidade anual da última década. Só em Minas, com os editais publicados, já somam 19,5 mil vagas.

A expectativa da Anpac leva em conta uma previsão orçamentária do governo federal para concursos neste ano – superior a R$ 600 milhões – e a corrida de servidores públicos federal para a aposentadoria, temendo prejuízo com as mudanças nas regras, caso a reforma da Previdência seja aprovada nos próximos meses. 

Só para se ter uma ideia, a partir de 2012, a média de pedidos de aposentadoria ficou na casa dos 15 mil, saltando no ano passado para 20 mil solicitações. A Anpac prevê também que até 2022 cerca de 216 mil pessoas devem se desligar dos quadros da União.

Nem mesmo o ano eleitoral deve esfriar a corrida às vagas disponibilizadas no mercado. Alguns cursinhos preparatórios já registraram crescimento de até 40% no volume de matrículas em relação ao ano anterior. Só em Belo Horizonte, há oportunidades no Legislativo Municipal, na Cemig, UFMG e no próprio governo estadual, que oferece 16,7 mil vagas para professores de educação básica.

Com os cursinhos na casa dos R$ 1 mil a mensalidade, muitos concurseiros têm optado pelos estudos por conta própria. No entanto, para garantir a tão sonhada estabilidade no serviço público é necessário muita disciplina, dedicação, bons professores e foco na área que almeja. Não adianta ficar atirando para todos os lados. 
A preparação requer também abrir mão dos finais de semana, feriados e se dedicar, em média, quatro horas diárias aos estudos. E os concursos podem ser comparados a uma fila: se está começando agora, entrará no final, mas à medida que amplia a capacitação, sairá dela o quanto antes, alcançando o objetivo. O importante é não desistir! 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por