Consumidor deve ficar atento na ‘black friday’

14/11/2018 às 22:18.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:50


Importada dos Estados Unidos e adotada no Brasil desde 2010, a estratégia da “Black Friday”, a famosa sexta-feira, geralmente de novembro, na qual o varejo faz, teoricamente, uma grande liquidação de produtos, tem se mostrado, em muitos casos, uma armadilha para o consumidor.

São comuns, já há alguns anos, relatos sobre lojas e sites que, na data dedicada ao “queimão”, adotam preços idênticos ou até superiores aos que vinham cobrando antes do evento. Para ludibriar o consumidor, algumas indicariam valores irreais de referência para justificar as supostas ofertas.

Isso tem ocorrido de maneira crescente na Internet, que se destaca como principal canal de compras para 44% dos consumidores da capital, segundo pesquisa recente da Fecomércio. 

Diante de tal quadro, como mostrado nesta edição, a poucos dias do aguardado 23 de novembro – a “Black Friday” deste ano –, uma série de sites e aplicativos de internet 3 para celulares têm atuado como verdadeiros caçadores de fraudes.
Os serviços traçam os históricos de preços de mercadorias diversas, analisam o comportamento recente das empresas que as vendem e apontam aos consumidores aquelas promoções que são ou não confiáveis.

Mesmo com a oferta das ferramentas, segundo o Procon, o conselho aos clientes ainda é para que desconfiem, de início, de qualquer preço que pareça fora da realidade.

Há casos, por exemplo, de abatimentos superiores as 60% ou 70%, que, ao se buscar valores anteriores, comprovam não pássar de obras de ficção. 

É importante, portanto, fazer a releitura do famoso ditado: “Quando a esmola é muita, o santo deve desconfiar”.

Em caso de tentativa de engodo comprovada, seja por pesquisas próprias do consumidor ou pelos meios digitais mencionados, a dica é que se denuncie a loja física ou virtual responsável pelo mau procedimento. Para tanto, as opções são o próprio Procon ou sites como o “Reclame Aqui”. 

Isso, sem dúvida, ajuda na filtragem das lojas, separando as corretas das mal-intencionadas e melhorando o cardápio de estabelecimentos idôneos para as próximas promoções.
 

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