Dia de apagar de vez o cigarro

30/05/2018 às 22:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:21

O Brasil em muito avançou no combate ao tabagismo. Ações para proibir a propaganda do cigarro e a norma que obriga os fabricantes a estamparem nas embalagens alertas sobre o malefícios do produto para o organismo mostram ter surtido efeito. Há muito o cigarro deixou de ser associado a prazer, rebeldia e glamour, como exibiam as cenas de cinema e comerciais de TV, para se tornar tema de campanhas que mostram o hábito como um dos vilões para a boa saúde.
Pesquisas revelam que, em 25 nos, a redução no número de fumantes no Brasil chega a quase 30%, no entanto o tabagismo ainda parece longe de ser erradicado entre a população. Estudos apontam que o país registra 18 milhões de fumantes. 

O fumo é fator de risco para diferentes tipos de cânceres, principalmente o de pulmão – responde por 90% dos casos. A previsão do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é a de que surjam mais de 30 mil casos de tumor neste órgão em 2018 no país. Em Minas Gerais, 2,5 mil pessoas devem desenvolver tumores na traqueia, brônquios e pulmão este ano. 

O tabagismo é fator de risco ainda para doenças cardíacas. A enorme parcela de fumantes revela que campanhas contra o tabagismo ainda devem ser reforçadas no Brasil, sobretudo entre os jovens para evitar o primeiro trago. Uma vez fumante, deixar o vício torna-se uma tarefa difícil, que pode exigir apoio psicológico e tratamentos médicos. 

Muitas ideias erradas sobre o fumo insistem em permanecer entre a população. Uma delas é a de que “há pessoas que fumam e nunca manifestaram problemas de saúde”. É certo que cânceres e outras doenças têm entre as causas a predisposição genética e outros fatores. No entanto, está provado que fumar não traz bem algum à saúde. A presença de substâncias cancerígenas no cigarro é comprovada cientificamente.

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. Se você é fumante, aproveite para repensar sobre este hábito. Relatos de quem deixou o cigarro mostram que abandonar o tabagismo não é fácil, mas os benefícios são grandes para a saúde. Vale o esforço.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por