Minas unida para salvar milhares de empregos

21/03/2017 às 20:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:50

Governo do Estado, produtores rurais e indústria acertam em buscar estratégias amplas e em curto prazo para tentar recuperar a imagem da carne brasileira em Minas Gerais, após as repercussões da operação da Polícia Federal contra irregularidades nos alimentos e corrupção em alguns frigoríficos do país. Mesmo já tendo passado o pânico inicial, é claro que o consumidor hoje se questiona mais na escolha do produto diante do balcão do supermercado ou açougue. 

O primeiro caminho é esclarecer para a população como funciona a indústria da carne. Embora seja dominado por grandes frigoríficos multinacionais, é um setor que trabalha com matéria-prima perecível, portanto, precisa estar perto de onde ela é produzida, fazendo com que essas unidades tenham características de negócios locais. 

Ou seja, uma indústria de carne de boi em Minas usa carne de produtores locais, que são diferentes dos fornecedores para uma unidade da mesma empresa, por exemplo, no Paraná. E não houve, pelo menos até agora, nenhum indício da Polícia Federal de adulteração de produtos em empresas situadas em Minas Gerais. As investigações se concentraram dentro da sede da Superintendência do Ministério da Agricultura, na região Sul da capital. 

O consumidor deve ser instruído também que os órgãos federais não são os únicos que atestam a qualidade dos produtos vendidos no país. A maioria é certificada pelos órgãos estaduais, que têm o mesmo ou até maior rigor na verificação de conformidades. E nisso, o Instituto Mineiro de Agropecuária, o IMA, é uma das referências no assunto, justamente por cuidar do segundo Estado produtor do país.

Se não se pode atestar a qualidade do que vem de fora, pelo menos que nossas autoridades ressaltem que há garantias no consumo do que é produzido aqui. 

A indústria mineira sofreu, e ainda vem sofrendo, muito com a queda no ritmo da economia mundial em vários dos seus principais setores, e o agronegócio está sendo meio que a tábua de salvação, devido ao trabalho duro e à dedicação de milhões de pessoas no Estado. Está na hora de unirmos forças para superar essa situação e evitar o desemprego e prejuízo para trabalhadores e produtores. 

A carne mineira é forte! 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por