Setor automotivo volta a engatar

23/11/2017 às 22:36.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:51

Depois de três anos em que as vendas deram marcha à ré, o mercado de veículos voltou a engatar no Brasil. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) apontam que os emplacamentos aceleraram mais de 9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano, na comparação com igual período de 2016. Só no mês passado, foram comercializadas mais de 200 mil unidades, o que não acontecia desde 2014.

Confiantes, as montadoras sinalizam com novos investimentos em suas indústrias no país. Maior fábrica da Fiat no mundo, a planta da montadora italiana em Minas é prova de que o setor automotivo finalmente recupera o fôlego e passa a respirar mais aliviado.

Após um longo e tenebroso período de férias coletivas, lay-offs, demissões e paradas na produção para adequar o estoque à baixa demanda, no mês passado a Fiat retomou os trabalhos aos sábados, em esquema de hora extra. A estratégia também foi adotada neste mês e tudo indica que se repetirá em dezembro. Mas, pelo menos por enquanto, nada de contratações. A ideia é aproveitar a força de trabalho do pessoal já empregado e aumentar a produtividade.

O desempenho das exportações é um dos fatores que impacta diretamente o resultado da produção. Só em setembro saíram do país rumo ao estrangeiro mais de 60 mil unidades, acréscimo de 52% ante as 39,5 mil de igual período de 2016. Já o acumulado do ano aponta alta de 55%.

No mercado interno, o setor também avançou. Reflexo de uma série de fatores macroeconômicos, como desaceleração do desemprego, queda na inflação e diminuição dos juros. A taxa Selic, por exemplo, baixou de 14% ao ano, em outubro de 2016, para 7,5%, no mesmo mês de 2017. Fomento para a contratação de financiamentos.

Atentos a esse movimento, os bancos também voltaram a abrir a torneira do crédito e reduziram, ainda que de forma branda, as taxas para financiar o carro zero. As instituições também desenvolveram aplicativos que eliminam a burocracia no momento de liberar o dinheiro para quem quer um veículo novo na garagem. Bastam alguns cliques no celular. Dependendo do perfil do cliente, a aprovação do empréstimo leva só cinco minutos. Vale tudo para conquistar o motorista.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por