‘Validade’ favorece boa economia nas compras

11/10/2018 às 20:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:56

A inflação pode até estar baixa, mas, como o poder de consumo da maior parte da população não tem aumentado – o que se vê, na verdade, é a queda na renda das famílias –, torna-se necessário estar permanentemente atento a boas ofertas.  E o momento, felizmente, tem sido propício à busca por produtos diversos cujos preços estejam inferiores aos usualmente praticados. Pelo menos em boa parte dos supermercados é o que tem ocorrido. Reportagem desta edição mostra uma forte tendência verificada no setor: a de fazer seguidas promoções com mercadorias, a maioria das áreas alimentícia e de bebidas, que estejam próximas de atingir a data de validade. Em virtude do pouco tempo disponível para o consumo seguro, queijos e outros derivados de leite, carnes e cervejas, por exemplo, figuram nas gôndolas com descontos que chegam a 87%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).  O objetivo dos supermercadistas não é, propriamente, atrair e satisfazer fregueses com um gesto desinteressado. A motivação, admite a própria Abras, é evitar grandes baixas no faturamento em razão do vencimento de todo tipo de mercadorias. Só ano passado, o prejuízo do segmento, em virtude de tal problema operacional, foi de R$ R$ 6,4 bilhões. As campeãs no rombo foram as seções de açougue, FLV (frutas, legumes e verduras), padaria e peixaria, cujas perdas somaram R$ 3,9 bilhões. Há, atualmente, vários perfis espalhados pelas redes sociais, e que atuam na capital, anunciando esses e outros tipos de barganhas. Ainda no tocante à indicação de tempo para consumo nas embalagens dos produtos, não custa lembrar aos mineiros que, desde 2012, importantes redes de supermercados do Estado aderiram espontaneamente ao programa “De Olho na Validade”, iniciativa do Procon do Ministério Público. O acordo estabelece que, na hipótese de o cliente identificar um produto cujo prazo de validade esteja vencido, a gerência do estabelecimento deverá fornecer a ele ou ela, de forma gratuita e imediata, outro produto idêntico e próprio para o consumo.  Ou seja: em tempos difíceis na economia, o segredo é estar sempre bem informado.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por