Produtos artesanais

23/10/2016 às 11:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:21

Olá amigo da cozinha,

nesta semana tive mais uma injeção de ânimo na nossa luta incansável pela valorização e reconhecimento do trabalho dos pequenos agricultores familiares de Minas Gerais e de todo o Brasil.

Há muitos anos esperamos por iniciativas que realmente proporcionem as oportunidades que faltavam para a inserção no grande mercado consumidor dos produtos artesanais de excelência, por meio de vitrines como as redes de distribuição e comercialização.

Estive participando da Feira da AMIS, o maior encontro de supermercadistas de Minas Gerais, onde pude rever, com muita alegria, diversos amigos produtores artesanais com seus produtos maravilhosos. Artistas incontestáveis da nossa gastronomia de todos os territórios do Estado que foram homenageados por meio do convite da Associação Mineira de Supermercados e receberam o apoio do Governo de Minas.

Uma oportunidade única de poder mostrar a todos os compradores do estado os seus produtos que, por mais significativos e representativos que sejam para a nossa cultura alimentar regional, raramente ou talvez nunca tiveram a possibilidade de se apresentar para tanta gente, especialmente grandes compradores.

Minha alegria foi ainda maior ao perceber, já no primeiro dia, o entusiasmo dos produtores com os contatos realizados e a sua percepção da dimensão desta oportunidade.

E não fizeram feio, amigo. Alguns lançaram novos produtos, cujo cuidado na fabricação de embalagens e na maneira de se apresentar demonstra que podem fazer bonito nas gôndolas dos melhores supermercados e atrair a atenção de um público mais selecionado e exigente. Exemplos como o licor de cachaça produzido com a cachaça Tiara de Barra Longa e rapadura 112, os novos sorvetes Gosto do Cerrado, de Montes Claros, as muçarelas de leite de búfala da Dandara Milk, de Uberaba, os queijos e iogurtes Sabores da Ovelha, de Itapecerica, as geleias e doces maravilhosos do Rancho Paraíso, de Itaguara, entre tantos outros, fizeram bonito no pavilhão montado pela Codemig e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Outros produtos brilharam no estande da Fetaemg, Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais, como os queijos do Serro, que vão representar o Estado no concurso nacional em São Paulo na próxima semana, e os queijos de cabra de Pains.

Pois é, amigo da cozinha, em nome de todos esses artistas de nosso segmento, deixo aqui meus cumprimentos e agradecimentos aos responsáveis por essa brilhante, inédita e significativa iniciativa que demonstra que os nossos dirigentes, enfim, entenderam que o verdadeiro sentido da sustentabilidade está em priorizar as pessoas. E essas famílias que estiveram presentes neste grande evento representam outras milhares que são responsáveis por 80% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros, contribuindo para uma enorme fatia do nosso PIB, e já faziam por merecer esse justo reconhecimento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por