Covid em debate com o Procurador-Geral do MPMG

03/07/2020 às 18:30.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:56

Neste momento, é fundamental que as instituições sejam lideradas por pessoas proativas e agregadoras. Em recente encontro com o procurador-geral de Justiça Sérgio Tonet, pessoa com grande capacidade intelectual e sensibilidade social, conversamos sobre a gravidade da atual conjuntura. Compartilho a seguir algumas reflexões:

Qual sua análise das consequências mais graves desta pandemia para nosso Estado? 

Todos estão sendo atingidos duramente por esta pandemia. Previsão de desemprego em massa, crianças e adolescentes praticamente sem aulas, grande risco de faltar leitos e medicamentos e pânico em razão da possibilidade de contaminação. Esse é um retrato do momento, que nos impõe o isolamento social como a melhor estratégia para combatermos a proliferação do vírus e os seus nefastos efeitos. Sabemos, entretanto, que é uma opção dura, com alto custo social e econômico, mas o mais importante agora é a preservação da vida e da saúde da população. Ainda é cedo para compreendermos as consequências a longo prazo, mas enfrentaremos um momento de grande dificuldade, a começar pelo nosso sistema de saúde, que está sendo levado ao limite. Nos preocupa muito a condição de grupos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua e aquelas sem qualquer acesso a meios de subsistência. Pequenos comerciantes e empresários também precisarão de apoio para voltar às atividades. Será necessário repensar, mais que nunca, a nossa relação com o meio ambiente e, quem sabe, lidar com um aumento da criminalidade em função de todo esse caos social. 

Quais as principais mudanças na atuação do MPMG em relação à Covid-19, ao teletrabalho, ao cidadão e à Justiça? 

No Ministério Público de Minas, a crise do novo coronavírus impactou diretamente a área administrativa e as institucionais, como de defesa da saúde, consumidor, educação, infância e juventude, patrimônio público, cível e criminal, entre outras. Assim, tivemos que nos adaptar ao trabalho remoto para que a população não ficasse desassistida. Investimos muito em tecnologia da informação e na profissionalização da gestão, itens em relação aos quais o MPMG, até há poucos anos, era classificado como um dos últimos do Brasil. As estatísticas têm mostrado que o MPMG, tanto na segunda quanto na primeira instância, tem, nos regimes de teletrabalho e presencial - este, quando absolutamente necessário -, produzido com a mesma intensidade e, em algumas áreas, até mais que antes. 

Uma importante iniciativa da Pastoral de Rua, com apoio do MP, do Governo de Minas, Defensoria Pública e da PBH, está em funcionamento na Serraria Souza Pinto. Qual sua análise desta parceria? 

A união de instituições públicas e privadas para a instalação do espaço de acolhimento à população em situação de rua na Serraria Souza Pinto foi muito importante e modelar. Quando a irmã Cristina Bove, da Pastoral Nacional do Povo da Rua, apresentou o projeto ao Ministério Público e relatou todas as dificuldades e entraves para a sua implementação, não tive dúvidas em apoiá-lo, tanto no plano interno da instituição, quanto no externo. Procurei o governador Zema e o prefeito Kalil, os quais também apoiaram prontamente o projeto. E, graças a essa união de esforços, os moradores de rua estão tendo um espaço de cidadania e acolhimento. Esperamos que essa iniciativa renda bons frutos para que, em um futuro bem próximo, as pessoas que vivem marginalizadas consigam um teto. 

Quais os efeitos da pandemia no processo eleitoral interno do MPMG? 

As eleições para o cargo de procurador-geral de Justiça serão somente em novembro. Os membros e servidores do MPMG estão, atualmente, muito envolvidos no trabalho de enfrentamento dos efeitos da pandemia e de atendimento à população, não tendo havido, por respeito a este momento, muita movimentação interna em torno do assunto. Mas o fato é que, se os efeitos da pandemia persistirem, a campanha será feita preferencialmente de forma remota, e as eleições, pela internet. Teremos que nos adaptar.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por