MG: Unidos pela vacina

12/03/2021 às 17:36.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:24

“Não importa a cor do gato, contanto que ele cace o rato”. A frase foi dita por Deng Xiaoping no final dos anos 70 ao assumir a liderança de uma China devastada, indicando doravante uma verdadeira revolução econômica naquele país. Ao dispor da indiferença da cor do gato, o líder chinês queria dizer que não importavam aspectos ideológicos de outros países, mas sim o efetivo apoio recebido para caçar o rato, ou seja, avançar no desenvolvimento do país, o que ele chamou de a “segunda revolução”.

O contexto atual pandêmico apresenta enormes desafios para este momento singular em nossas relações pessoais, profissionais e econômicas. De sobremaneira relevância a união e articulação de esforços, independente de concepções políticas e ideológicas para encurtarmos esta dolorosa travessia do deserto. Neste diapasão, o movimento Unidos pela Vacina, criado e articulado pela empresaria Luiza Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, “tem por objetivo a mobilização nacional para contribuir de diferentes formas para que todos os brasileiros sejam vacinados contra Covid-19 até setembro de 2021”. 

Esta é uma grande, pertinente e oportuna iniciativa de convergência de esforços dos três setores, a saber, o primeiro representado pelos governos, o segundo pelas empresas e o terceiro pela sociedade civil organizada, como exemplo o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), cofundadores da iniciativa. 

Conforme a carta convite enviada a empresários, o movimento é “apartidário e pretende contribuir em diversas frentes de trabalho que farão interfaces com o Governo Federal, com os Estados, Secretarias de Saúde, Municípios e Meios de Comunicação”.
Em um primeiro momento foi enviado uma pesquisa com questionário a municípios para preenchimento sobre as demandas necessárias para efetividade do processo, como exemplo da necessidade de caixas térmicas, geladeira, agulhas, luvas descartáveis etc. O retorno das demandas é um grande desafio, pois no caso especificamente de Minas Gerais, cerca de 400 municípios responderam, em um total de 853.

Concomitante a isto, várias empresas e entidades estão engajando na campanha, auxiliando no apoio, divulgação, conscientização ou atuando como verdadeiros anjos, assumindo necessidades de determinados municípios, conforme questionário respondido. De início em âmbito nacional, engajaram atores importantes e de peso como Azul Linhas Aéreas, Whirlpool, Suzano, Accenture, Gol Linhas Aéreas, KPMG, Magazine Luiza, MRV, JBS, Localiza, Movida e JBS.

Em Minas Gerais já integram o movimento: ABRH-MG, ACMinas, Agora Express, Algar, Amcham, AMIS, AMM, Associação Comercial e Industrial Montes Claros, Associação Geral Alphaville Lagoa dos Ingleses, Backbus, Biotechtown, Bookoffice, BTA Associados, Canex, Catta Preta advogados, CDL/BH, Construtora Lincoln Veloso, Expresso Nepomuceno, Falconi, Felipe Martins Pinto Sociedade de Advogados, FIEMG, Fronti Veículo de Comunicação, Governo de Minas Gerais (Sec. Saúde, Sec. Cultura e Turismo, EMC- Empresa Mineira de Comunicação), Gontijo, Globofilito, Grupo Asamar, Grupo Cerpa, Grupo Corpo, Grupo Mulheres do Brasil, Grupo Roma de Concessionárias, Grupo Zelo, Hipertexto, IMRV, Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Instituto Marum Patrus, , JFL Alarmes, Lápis Raro, Laticínios Porto Alegre, Líder Aviação, Localiza, Luiza Barcelos Calçados, Maurício Campos Júnior Sociedade de advogados, Minas Tênis Clube, MRV, Nina Mouton Design, Patrus Transporte, Pif Paf, 98 Live, Rede Mais, Rede Dom Pedro, Renaissance Executive Forums, Sambatech, SINDVEL, Lacerda Diniz Sena Advogados, SESIMINAS, Supermercados Verdemar, Take Blib, Total Logística, Minu e UFMG.

Fundamental o engajamento cada vez maior de atores públicos, de empresas e entidades para possibilitar efetividade do processo em todo o estado. No momento imediato unimos em prol da vacina. E na etapa subseqüente fundamental será a mesma coesão e sinergia destes atores em prol de proposições, planejamento, apoio e ações com vistas a uma melhor qualidade de vida dos mineiros, proporcionando desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e inclusão social.
Informações sobre a campanha: www.unidospelavacina.org.br

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